Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Palmeira
Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Palmeira

Vereadores do Parlamento Jovem de Palmeira visitam Assembleia Legislativa

 

Vereadores do Parlamento Jovem de Palmeira visitaram, na quarta-feira (12), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura da Casa, como também entender mais sobre o funcionamento do processo legislativo, mas desta vez em âmbito estadual. Ao todo, 11 dos 15 representantes jovens do município, entre titulares e suplentes, participaram da atividade em Curitiba.

Os vereadores jovens estavam acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Pastor Anselmo (PP) e pelos vereadores Denis Sanson (PSDC), João Alberto Gaiola (PDT) e João Savi (PDT), além de servidores da Câmara.

Na visita, os representantes do Legislativo palmeirense foram guiados pela servidora do cerimonial da Alep, Jenifer Sarti Andrade, que, no plenário, explicou o funcionamento da Casa, assim como todo o processo legislativo. “A Câmara de Palmeira novamente surpreendendo com estudantes bem informados sobre o processo legislativo, mas cheios de perguntas sobre o funcionamento da Alep e do trabalho dos deputados”, comentou Jenifer.

Os jovens parlamentares de Palmeira estiveram com o deputado Edson Praczyk (PRB). Quando questionado sobre a importância do Legislativo neste momento em que todo mundo fala em crise no país, disse que existem pessoas boas e ruins, na política não é diferente, porém existem pessoas extraordinárias, corretíssimas que são comprometidas com a sociedade. “Esse trabalho com o programa Parlamento Jovem pode mostrar esse lado da política”, afirmou o deputado.

Os vereadores jovens também conversaram e tiraram fotos com o deputado Tercílio Turini (PPS), bem como, foram recebidos por assessores no gabinete dos deputados Praczyk e do Marcio Pauliki (PDT). Os visitantes também conheceram o salão nobre da Alep e ainda foram encaminhados para assistirem à sessão ordinária realizada naquele dia.

Entrevistas

Em entrevista à TV Assembleia, a vereadora jovem Pâmela Maria Stanski da Luz contou que a visita proporcionou a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, podendo ver a política por um novo ângulo, o lado positivo e sua importância, exemplificando com o projeto do deputado Praczyk, que virou lei, que institui a obrigatoriedade da existência de um aparelho desfibrilador em todos os lugares de concentração de pessoas, “o que já ajudou muitas pessoas”, segundo ela

O vereador Pastor Anselmo disse que a visita foi importante, pois a meta da Câmara de Palmeira é a politização, é mostrar de fato qual a importância do Legislativo municipal e estadual, bem como suas diferenças e especificidades.

A coordenadora do programa, Vanessa Albano, disse que o intuito da visita era aprofundar o conhecimento dos parlamentares jovens sobre o Legislativo, já que em âmbito municipal eles já conhecem na prática como elaborar indicações, requerimentos e projetos de lei, e, assim, poderão debater com seus familiares, colegas e professores sobre a importância e as diferenças entre as duas esferas do Legislativo.

Em sua quarta edição em Palmeira, é a quarta vez que estudantes palmeirenses, através da Câmara Municipal, conhecem a Assembleia Legislativa do Paraná. A visita guiada é realizada sempre no mês de julho.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página