Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Vacinação contra a Influenza acontece em três ESFs de Palmeira no sábado

 

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Palmeira realiza o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tipo A (H1N1 e H3N2) e B e demais vacinas no próximo sábado (12). A ação será realizada em três Estratégias da Saúde da Família (ESF)s, uma na cidade e duas no interior do município.

A ESF Central ficará abertas das 8 horas às 15h30h e as ESFs de Queimadas e Faxinal dos Quartins realizarão atendimento das 9 às 15 horas. A população alvo da vacina contra a Influenza são crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias, pessoas com doenças crônicas, idosos, gestantes e puérperas, ou seja, no período de até 45 dias após o parto.

Para o Dia D, quando há maior mobilização para vacinação, a projeção do governo federal é de que as vacinas estejam disponíveis em 65 mil postos do país. Em 2017, a cobertura foi de 87,7%. O objetivo é atuar no período de maior propagação do vírus: na transição entre o outono e o inverno.

Sintomas e prevenção

Entre os sintomas da gripe estão febre alta, dor muscular, dores de cabeça e na garganta e coriza. O Ministério da Saúde informou que o vírus usado na vacina é “inativado”, não podendo gerar uma gripe. A imunização evita entre 32% e 45% o número de hospitalização por pneumonia e entre 40% e 75% as mortes por complicações resultantes do vírus.

A imunização é contraindicada para pessoa com alergia a ovo, que devem procurar o médico para orientações. A reação em geral ocorre com dor no local da injeção, sem provocar efeitos colaterais maiores. De acordo com o ministério, não há risco de fazer a vacinação contra a febre amarela e Influenza.

Além da vacinação, para evitar o vírus orienta-se lavar as mãos com frequência, usar lenço para a higiene do nariz, cobrir o rosto no momento do espirro, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e tomar cuidado com o contato com pessoas que tenham adquirido o vírus.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página