Foto: Venilton Küchler / SESA
Foto: Venilton Küchler / SESA

Vacina contra a gripe está disponível a todo o público em Palmeira

 

Foi encerrada na sexta-feira (22), em todo o Brasil, a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Em Palmeira, no total, foram aplicadas 5.904 doses, correspondendo a 87,62% do público alvo. As doses remanescentes, estimadas em 1.500 unidades, agora passam a ser ofertadas ao público em geral.

Para receber a vacinação, a população deve ir à Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua residência, portando carteirinha de vacinação e um documento com foto, e solicitar o recebimento da dose.

A campanha de Campanha de Vacinação contra a Gripe teve início em 23 de abril e se estendeu por quase dois meses O resultado obtido por Palmeira ficou acima da média nacional, que foi de 83% de vacinação das populações-alvo determinadas pelo Ministério da Saúde.

Quatro grupos prioritários de vacinação obtiveram resultados superiores a 80%. As puérperas tiveram cobertura vacinal de 87,04%, os idosos atingiram 91,51%, os trabalhadores de saúde chegaram a 100,82% e os professores alcançaram 108,06%. Apenas o grupo de crianças com idade acima de seis meses e menos de 5 anos e o de gestantes ficaram abaixo dos 80%. Eles atingiram 74,84% e 79,22%, respectivamente.

Positivo

Para Fabiani Bach Czelusniak, secretária de Saúde da Prefeitura de Palmeira, o resultado final foi avaliado como positivo. “Apesar de não atingirmos a meta de 90%, alcançamos uma porcentagem maior que média nacional e vamos continuar disponibilizando doses para vacinar o máximo possível de palmeirenses”, disse ela.

A secretária também destacou a campanha realizada nas unidades de saúde do município para vacinar os grupos prioritários. “As unidades ficaram abertas em horário de almoço, realizaram atendimentos em dias especiais, como no Dia D, realizado em um sábado, além de outras ações para atender a população em horários que pudessem atender a todos. Encaramos a vacinação como método essencial para evitar doenças”, destacou Fabiani.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página