UEPG lança aplicativo para candidatos do vestibular

A Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) apresentou, nesta terça-feira (21), o aplicativo ‘App – Vestibular UEPG’ para smartphones, voltado para os candidatos dos concursos vestibulares promovidos pela instituição. O aplicativo é gratuito e já está disponível no Google Play Store, para aparelhos que utilizam o sistema operacional Android.

O aplicativo foi apresentado pelo professor Marcelo Ferrasa, do Departamento de Informática, que desenvolveu o sistema. De acordo com o professor, o desenvolvimento do aplicativo partiu da necessidade de uma comunicação mais instantânea com os candidatos, evitando problemas frequentemente registrados nos concursos promovidos pela CPS.

Ferrasa comenta que a grande maioria dos candidatos não tem o costume de ler o Manual do Candidato na íntegra. “Isso desencadeia uma série de dificuldades inerentes à desinformação”, observa, citando informações, datas e procedimentos que são negligenciados pelos candidatos. Entre eles, o período de inscrição; o prazo limite para pagamento da inscrição; os locais de prova; horários de abertura e fechamento dos portões; e documentos necessários para o acesso aos locais prova.

Para o professor, a partir do lançamento desse aplicativo, esses problemas podem ser evitados, com o fornecimento periódico aos candidatos de informações referente aos concursos. “O aplicativo vai melhorar a comunicação e tornar a relação candidato/instituição mais intimista”, afirma, explicando que inicialmente o ‘App – Vestibular UEPG’ será ofertado apenas no sistema Android, sistema operacional móvel mais utilizado no mundo. “Dependendo da demanda futura, também poderá operar nas plataformas iOS eWindows Phone”.

Operacionalização

Sobre a operacionalização do aplicativo, Ferrasa explica que ele pode ser instalado em smartphones com versões do Android 4.1 (Jelly Bean) ou superior. Especificamente para os candidatos, ele oferece quatro funções: situação da inscrição; concorrência; local de prova; e desempenho. Para ter acesso, o candidato deverá informar o número do protocolo de inscrição e senha. “No quesito concorrência, por exemplo, poderá acompanhar a proporção candidato/vaga no transcorrer das inscrições até o seu fechamento. No item local de prova, terá um mapa para orientá-lo sobre o melhor trajeto a seguir”, explica o professor.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página