Foto: Reprodução / Imagem ilustrativa
Foto: Reprodução / Imagem ilustrativa

Surpresas na eleição no Paraná deixam Requião e Richa fora do Senado

 

jornal da cruzeiro

 

Contrariando todas as pesquisas eleitorais realizadas ao longo da campanha, Professor Oriovisto Guimarães (Podemos) e Flávio Arns (Rede) foram eleitos os dois senadores mais votados para ocupar as duas vagas em disputa no Senado pelo Paraná. O mais votado, Oriovisto, fez 29,2% dos votos válidos. O segundo, Arns, chegou a 23% dos votos válidos. Contrariando as perspectivas, os novos senadores desbancaram os dois ex-governadores que estavam na disputa, o senador Roberto Requião (MDB) que fez 15% dos votos e ficou em terceiro e o ex-governador Beto Richa (PSDB), que fez apenas 3,7% dos votos e ficou em sexto lugar.

Empresário fundador do Grupo Positivo, Oriovisto Guimarães, que nunca ocupou um cargo público, chegará ao Senado como mais votado em sua primeira eleição. Apoiado pelo governador eleito, Ratinho Junior (PSD), presidiu por 40 anos o grupo que criou o cursinho pré-vestibular Positov e que, hoje, se consolidou como um conglomerado que incluiu uma universidade, editora, gráfica e fábrica de celulares e equipamentos de informática. Oriovisto também é o concorrente ao Senado que declarou maior patrimônio – R$ 297,7 milhões. Ele entrou na disputa pelo Senado após convite de seu amigo, o senador Álvaro Dias (Podemos), que vai dar continuidade a mais quatro anos de mandato após sua derrota na disputa pela presidência da República. As vagas a serem ocupadas pelos novos senadores são as hoje ocupadas por Requião e Gleisi Hoffmann (PT), que foi eleita deputada federal.

Duas coisas são importantes para mim no Paraná: primeiro representar bem o Estado, trazer os recursos que o Paraná precisa. E não ficar lá discutindo a Venezuela ou ideologia. Isso não resolve a vida do nosso Brasil. Junto com os outros nossos senadores, vou ter lá a companhia de Álvaro Dias e do Flávio Arns, suas pessoas com quem eu me dou muito bem. São excelentes pessoas. O Álvaro é uma pessoa que admiro há muito tempo. Vamos formar um time de senadores como o Paraná nunca teve”, declarou Oriovisto após a vitória.

Já o candidato da Rede retorna ao Senado, onde representou o Paraná entre 2003 e 2011, quando foi eleito vice-governador paranaense pelo PSDB. Professor e graduado em Letras e Direito, Flávio Arns foi deputado federal por três mandatos consecutivos, entre 1991 e 2003.

O eleito é sobrinho da fundadora da Pastoral da Criança Zilda Arns, internacionalmente conhecida. Dentre as atuações de Flávio em prol de políticas sociais está o cargo de presidente da Federação Nacional das Apaes.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página