simposio-colonia-cecilia

Simpósio sobre a Colônia Cecília reúne historiadores e pesquisadores do anarquismo

 

No próximo dia 14 de abril, acontece em Palmeira o 4º Simpósio sobre a Colônia Cecília, evento que deve atrair a presença e participação de historiadores interessados no episódio e pesquisadores do anarquismo. Esta quarta edição do evento tem programação que conta com palestras, no auditório da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Palmeira, visitas a locais relacionados à Colônia Cecília, almoço e jantar.

A programação do evento tem início às 8 horas com a abertura e a palestra “Educação camponesa libertária: experiências da Colônia Cecília”, proferida por Robledo Marques, professor do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Na sequência, às 9h30, Jorge Henrique Jacob faz palestra sobre “Os irmãos De Paolla e a Colônia Cecília”. Após as palestras acontecem debates e o Almoço Ceciliano, ao meio-dia, fecha a programação da manhã.

No período da tarde, a programação começa às 13h30 com visita ao memorial da Colônia Cecília, no Museu Sítio Minguinho, e às 14h30 visitas à região da Cecília e à Praça Memorial da Colônia Cecília, na localidade de Santa Bárbara de Baixo.

Como encerramento do 4º Simpósio sobre a Colônia Cecília e confraternização dos participantes, às 18 horas, no restaurante Alecrim, será realizado o Jantar Anarquista, em processo colaborativo. No local, residiu o ceciliano Aldino Agottani e, no início do século 20, funcionou a sapataria de Piero Colli, que também era local de reuniões da Liga Internacional Operária de Palmeira.

Inscrições e informações

O 4º Simpósio sobre a Colônia Cecília é organizado pelo Museu Sítio Minguinho, Núcleo de Pesquisas Marques da Costa (RJ), Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, Prefeitura de Palmeira e Academia de Letras dos Campos Gerais.

Inscrições e informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones (42) 3909-5001 e 99800-5772. A inscrição tem valor de R$ 50,00 por pessoa e a participação dá direito a certificado.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página