Anúncio 1 pg Revista Gerais 11º Simpósio Witmarsum.cdr

Simpósio Produção de Leite da Cooperativa Witmarsum tem mais de 400 inscritos

 

Confirmando a sua importância para o setor leiteiro regional, o Simpósio Produção de Leite, promoção da Cooperativa Agroindustrial Witmarsum, já tem confirmados mais de 400 inscritos para participar das atividades que acontecem na próxima sexta-feira (3). Com o tema “O produtor com a palavra”, a décima primeira edição do evento será realizada no Centro de Eventos Leão de Judá, com programação entre as 8 e as 16 horas, incluindo palestras técnicas, painéis e insights sobre a atividade leiteira.

O médico veterinário Edílson José Vieira, chefe do Departamento Técnico da Cooperativa, e coordenador do Simpósio, afirma que o número de inscrições está dentro das expectativas, mas demonstra surpresa pela rapidez com que elas foram efetivadas. Em pouco mais de 20 dias de divulgação, as inscrições já chegavam próximas a 400, número este que foi ultrapassado há uma semana e continua aumentando dia a dia.

A abertura do 11ºSimpósio Produção de Leite acontece às 8h30, feita pelo presidente da Cooperativa Witmarsum, Artur Sawatzky. Na sequência da programação, o médico veterinário Hugo Richard Dyck, do Departamento Técnico da Cooperativa, apresentará o primeiro insight, mostrando e comentando dados do Acompanhamento Reprodutivo Witmarsum. Ele vai lembrar que “a vaca só dá leite se parir” e, por isso, o controle reprodutivo é uma ação imprescindível para o sucesso de qualquer propriedade leiteira.

No primeiro dos dois painéis programados, às 8h55 três produtores locais – Egon Kruger, Marcos Epp e Ronei Volpi – serão questionados sobre os temas: associativismo entre produtores, melhoramento genético através da técnica do genoma e a produtividade por área índice que pode definir a viabilidade da pecuária de leite frente a outras áreas da agropecuária. O mediador deste painel será Jefferson Ferst Vieira, diretor-gerente da Cooperativa Witmarsum.

Um dos momentos mais aguardados pelos cooperados, a premiação dos produtores destaque em 2017 será realizada dentro da programação do Simpósio, seguida de Milk Break, para que os participantes possam saborear a qualidade do leite produzido em Witmarsum com café.

O segundo insight será apresentado pelo médico veterinário Gunther Schartner, do Departamento Técnico da Cooperativa Witmarsum, abordando a frequência da assistência técnica na reprodução com informações sobre a rotina de visitas mais frequentes às propriedades, o que pode determinar uma redução do intervalo entre os partos.

Como última atividade do Simpósio no período da manhã, às 11 horas, o médico veterinário Sandro Viechnieski profere palestra com o tema “Indicadores Zootécnicos entre Free Stall x Compost Barn”. O tema abordado pretende mostrar os diferentes resultados entre as duas técnicas de criação, auxiliando o produtor a tirar conclusões da melhor opção no momento da construção ou corrigir possíveis falhas na sua criação.

Após o almoço, que será servido no local do evento, a programação será retomada com a apresentação do terceiro insight. Nele, o médico veterinário André Christiaan Van Nouhuys, do Departamento Técnico da Cooperativa Witmarsum, aborda Criação de Novilhas Ideal x Econômico, focando que o retorno do investimento no gado jovem deve ser o mais breve possível.

O segundo painel do Simpósio acontece às 13h40, quando o tema Terceirização será discutido entre técnicos de diferentes áreas da pecuária leiteira. A discussão envolverá a confecção de volumosos de qualidade, aquisição de lavouras de milho grão para a produção de silagem para o gado leiteiro e a criação de gado jovem fora da propriedade para que o produtor fique com o foco somente na produção. O mediador do painel será Artur Sawatzky e os participantes serão os produtores Edson Kasdorf, Rogério Dyck e Tobias Katsmann.

Às 14h50, acontece a palestra do zootecnista, mestre em Produção de Ruminantes e empresário do setor pecuário Christiano Nascif, que vai abordar “Gestão de propriedades leiteiras em diferentes níveis de produção”. Com o tem, o palestrante pretende oferecer aos participantes noções de como propriedade deve ser administrada de acordo com o seu nível produtivo e tecnológico.

No encerramento da programação do 11º Simpósio Produção de Leite acontece mais um Milk Break, permitindo aos participantes a confraternização e, novamente, apreciar o sabor e qualidade do leite com café.

Inscrições

Inscrições para o 11º Simpósio Produção de Leite ainda podem ser feitas, bastante acesso o site www.witmarsum.coop.br e clicar sobre o cartaz do evento. Todas as informações sobre o evento aparecerão e o interessado encontrará o campo para inscrições, bastando preencher com seus dados e enviar.

Informações sobre o Simpósio também podem ser obetidas pelos telefones (42) 3254-4047 com Uziara e (42) 3254-4046 com Edílson.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página