Foto: Arquivo Folha
Foto: Arquivo Folha

Simepar confirma que tarde de quinta-feira foi a mais fria do ano em Palmeira

 

Nesta quinta-feira (14), o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) confirmou o registro da tarde mais fria deste ano em várias localidades do Paraná, incluindo Palmeira, onde a temperatura máxima registrada no ano, com 10,8ºC. A sensação de frio, portanto, foi real e sentida por moradores de uma grande faixa do Paraná, das regiões Oeste, Sudoeste, Centro Sul, Campos Gerais, Curitiba e também do Litoral.

A menor temperatura registrada pelo Simepar no período da tarde foi em General Carneiro, na região Sul, onde os termômetros marcaram 8,3ºC. No extremo Oeste do Paraná, na região do Lago de Itaipu, a temperatura mais baixa chegou a 9,8ºC, enquanto no extremo Leste, em Guaratuba, os termômetros marcaram 15,4ºC.

Oficialmente, o inverno só começa no próximo dia 21, mas, na prática, os termômetros já marcam temperaturas bem baixas e o cenário pode se tornar mais extremo. Segundo Samuel Braun, meteorologista do Simepar, “tivemos relatos de chuva congelada em Foz do Iguaçu hoje pela manhã, com temperaturas de 3°C e 4°C. Essa precipitação é um passo anterior a neve, quando a gota congela ao chegar no solo e cai como um granizo bem pequeno”, explicou ele.

As condições do tempo são propícias para a ocorrência desse fenômeno em outras regiões do Paraná. “O que a gente tem é a presença do ar frio sobre todo o Sul do país. A diferença é que agora ele veio em níveis mais elevados, transportando muita umidade para o Paraná. Por isso, é um frio bastante úmido, com nebulosidade em todo o estado”, disse o meteorologista do Simepar.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página