outubro-rosa

Secretaria de Saúde promove atividades para o Outubro Rosa em Palmeira

 

colegio-realeza-banner

 

Todo os anos, o Outubro Rosa renova a proposta da participação da população no controle do câncer de mama e câncer de colo de útero. A data é celebrada com o objetivo de compartilhar informações, promover a conscientização sobre as doenças, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Neste sentido, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Palmeira realizará diversas atividades para auxiliar o público feminino.

Durante todo o mês haverá incentivo nas Estratégias de Saúde da Familia (ESFs) e através das Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) para que as mulheres do município realizem a coleta para exames preventivos de câncer de colo do útero.

Além disso, de acordo com a chefe de Estratégias, Raquel Aldrigue, serão realizadas orientações com incentivo à prevenção em rodas de conversa. “Também teremos grupos de gestantes e puericultura, grupos de HiperDia e atividades físicas durante todo mês em todos os serviços de saúde do município”, informou ela.

Dia Rosa

No próximo sábado (20), acontece o Dia Rosa, para o qual todas a mulheres do município estão convidadas a participar das atividades. No dia haverá avaliação médica; avaliação nutricional; avaliação bucal; teste rápido para detecção de HIV; hepatite B/C e sífilis; vacinação; coleta de exames preventivos; e exame físico de mamas com auxílio profissional. Além disso, o Dia Rosa terá colaboração de parceiros que farão cortes de cabelo, manicure, maquiagem e massagem nas pacientes.

Nossa intenção é fazer com que as mulheres sintam-se acolhidas e convidadas para cuidar da saúde. Faremos um dia recheado de atividades importantes para a saúde dessas pacientes, mas sem deixar de lado o bem estar e alguns cuidados especiais que todas as mulheres adoram”, explicou a secretária de Saúde, Fabiani Bach.

A programação do Outubro Rosa será finalizada no dia 31 com evento para todos os profissionais da Secretaria e pacientes que tiverem interesse. A atividade contará com palestra sobre sexualidade, ministrada pela médica Lindiara Santana dos Santos Berti.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página