Foto: Arquivo Folha / Cartaz campanha Santa Casa
Foto: Arquivo Folha / Cartaz campanha Santa Casa

Santa Casa e Secretaria de Saúde promovem campanha pelo parto normal

 

Neste mês de outubro, a Santa Casa de Palmeira e a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal estão realizando campanha de incentivo ao parto normal. Em virtude de altos índices de cesarianas realizadas, não só no município, mas também sendo uma realidade em todo o país, ocorre a necessidade de informar, esclarecer, orientar, apoiar e acompanhar as gestantes e seus familiares ao desenvolvimento do parto de forma a sentir maior segurança no atendimento e procedimento realizados por ocasião do parto.

A campanha tem início nesta segunda-feira (2), com a semana de incentivo ao parto normal, contando com ações desenvolvidas junto com a secretaria de Saúde, Uma palestra ministrada pelo médico ginecologista e obstetra Adilson Cordeiro dos Santos será realizada na próxima quinta-feira (5), às 14 horas.

Também está programada visita às dependências da Santa Casa para reconhecimento do ambiente, orientações e esclarecimento de dúvidas junto à equipe de enfermagem do hospital. Esta ação acontece na sexta-feira (6), das 14 horas às 16 horas, e será realizada todas as sextas-feiras, no mesmo horário, sem a necessidade de se fazer pré-agendamento para participar.

Direitos

A Santa Casa oferece para as gestantes o direito a acompanhante durante sua estadia, inclusive com acompanhamento ao parto, para dar apoio e segurança. À gestante também é facultado visitar o hospital onde deverá ter o parto e receber orientações sobre os procedimentos adotados.

Além disso, a gestante deve receber assistência respeitosa, ser ouvida e atendida em suas necessidades. Também é garantida a não intervenção e restrição de movimento, tendo a liberdade de caminhar, sentar e as posições que desejar durante o trabalho de parto. Experimentar técnicas de alívio da dor como banho morno, massagens terapêuticas ou qualquer outra forma de relaxamento, igualmente são ações permitidas, bem como ter contato imediato com o bebê logo após o parto e permanecer com o filho, para amamentar e receber carinho.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página