Foto: Divulgação / Linha Gastronômica / Prefeitura Municipal de Palmeira
Foto: Divulgação / Linha Gastronômica / Prefeitura Municipal de Palmeira

Sabores dos Campos Gerais serão atração no Congresso Gastronômico de Ponta Grossa

 

Palmeiras banner superior

 

Os Sabores dos Campos Gerais serão apresentados no Congresso Gastronômico de Ponta Grossa que acontece entre os dias 7 e 9 de outubro, promovido pela Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ponta Grossa. O projeto, desenvolvido pelo setor de Cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), será abordado pelo coordenador da AMCG Cultura e secretário municipal de Palmeira, Waldir Joanassi Filho, durante palestra a ser realizada no dia 8, às 18 horas, na Unicesumar, uma das parceiras do Congresso em sua realização. Assinam ainda o evento a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Cescage e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A programação do Congresso Gastronômico tem diversas atividades durantes os três dias de realização. Serão palestras, mesas-redondas, aula-show, exposições e visita à Rota da Cerveja. O evento tem como objetivo atrair profissionais da área gastronômica da região para troca de experiências e novas técnicas, para promover o fortalecimento do setor gastronômico dos Campos Gerais e do município de Ponta Grossa.

Serão três as questões a serem abordadas”, explicou Joanassi, que inicia sua fala com a importância da cultura alimentar e sua salvaguarda. “Temos que ter em mente que há saberes culinários importantes e merecem serem valorizados e inscritos como patrimônio imaterial”, destaca o secretário de cultura. Para ele, além da identificação destes saberes culinários, que, mais que a questão alimentar, trazem o “saber fazer de um povo, a sua história”, há de se olhar o aspecto de sua valorização. “Aí chega o papel do município nesse processo”, destaca, lembrando ainda do trabalho que vem sendo realizado na AMCG, no setor de Cultura. “Estamos fazendo o resgate histórico-cultural de nossa região. Primeiro com os Sabores, e agora com os Contos e Lendas dos Campos Gerais”, exulta Joanassi.

Sabores

Além da identificação e valorização desse patrimônio, o coordenador da AMCG Cultura trará em sua palestra a conexão cultural estabelecida pelos alimentos e pelos colonizadores da região dos Campos Gerais, em grande parte os imigrantes. “Há um elo cultural”, avalia Joanasi, que exemplificará com dois novos Sabores dos Campos Gerais: o kutiá e a schnitzel. “Novos, pois não contam com receitas no primeiro livro publicado pela AMCG, mas muito antigos, pois são receitas passadas entre gerações na região”, explica o secretário de Cultura de Palmeira.

O kutiá é um sabor do município de Ivaí. De origem ucraniana, a receita doce traz sementes de trigo, leite condensado, creme de leite, coco e amendoim. Por lá, a sobremesa é facilmente encontrada nos restaurantes. Já a schnitzel é uma sopa de pêssego seco. De origem dos alemães do Volga, a sopa é outro sabor de Palmeira, que já conta com o Pão no Bafo, da gastronomia da mesma etnia, como um bem imaterial tombado pelo Município.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página