Foto: Divulgação / Alep
Foto: Divulgação / Alep

Revista do Legislativo Paranaense tem artigo sobre Parlamento Jovem de Palmeira

 

Diferentes abordagens e temas atuais sobre o Poder Legislativo estão agrupados na compilação de sete artigos científicos que integram a Revista do Legislativo Paranaense, que será lançada nesta quinta-feira (10). Entre os artigos publicados está o que aborda o Parlamento Jovem de Palmeira. O artigo foi escrito por Edson Gil Santos Junior, ex-diretor da Câmara Municipal de Palmeira, Vanessa Albano, coordenadora do programa, e Flaviana de Souza, coordenadora do Parlamento Jovem quando o programa foi implantado, em 2013.

O lançamento da revista acontece às 13h30, durante o 2º Seminário da Escola do Legislativo – Poder Legislativo e Democracia Contemporânea, que acontece no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, a partir das 9 horas. Os artigos foram apresentados durante o 1º Seminário da Escola do Legislativo, realizado em maio de 2016, em parceria com o programa de pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os trabalhos que integram a publicação analisam desde o papel dos websites dos parlamentos brasileiros como instrumentos de educação e informação da produção legislativa, até a participação política de jovens na experiência do Parlamento Jovem de Palmeira, que adotou como prática a imersão de alunos do ensino fundamental e médio na realidade do parlamento municipal. Outro artigo discorre sobre a representatividade feminina nas câmaras dos 50 municípios mais populosos do Paraná; havendo ainda o registro histórico e um retrato da produção legislativa com a pesquisa de mais de 22 mil leis produzidas na Assembleia paranaense no período compreendido entre 1963 a 1995 – entre outros enfoques.

A publicação foi produzida pela equipe da Escola do Legislativo com o apoio da Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa, como primeiro periódico de uma série de revistas que deverão reunir e apresentar anualmente trabalhos acadêmicos de pesquisa relacionados ao Poder Legislativo. Os autores são pesquisadores e profissionais de diferentes áreas de formação e pretendem pluralizar o debate sobre os parlamentos, conforme sustentam os organizadores da revista, Eduardo Soncini Miranda, Leonardo Caetano Rocha e Roberta Picussa, coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, na apresentação da edição: “Contempla temas extremamente atuais e pertinentes à democracia contemporânea, como representação feminina na política e uso de novas plataformas da web pelas assembleias legislativas, entre outros, oferecendo uma excelente leitura aos interessados em aprofundar o conhecimento sobre o Poder Legislativo no Brasil”.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página