Foto: reprodução / Imagem ilustrativa
Foto: reprodução / Imagem ilustrativa

Recadastramento biométrico promove aumento do eleitorado de Palmeira

 

Antes do início oficial do período de recadastramento biométrico, em junho, o eleitorado oficial do município de Palmeira era de 26.191 eleitores. Finalizados os trabalhos concentrados da revisão eleitoral e cadastramento biométrico, em outubro, o município passa a ter 27.086 eleitores, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ou seja, 895 eleitores a mais do que há quatro meses. Com os novos dados estatísticos do TSE, o município de Palmeira avança de 51º para 48º maior eleitorado do estado do Paraná.

Já na comparação com o quadro de eleitores de um ano atrás, em outubro de 2016 eram 26.308 aptos a votar, os dados estatísticos atuais mostram um crescimento um pouco menor do eleitorado, de 778 novos eleitores. Mesmo assim, é um aumento significativo para o período de um ano, o que mostra que o recadastramento biométrico incentivou o recrutamento de novos eleitores, seja entre jovens com 16 anos ou mais ou entre aqueles que passaram a residir em Palmeira há pouco tempo, mas mantinham domicílio eleitoral em outros municípios.

Há que se observar que o não comparecimento ao recadastramento biométrico ainda não levou ao cancelamento do título eleitoral dos faltosos. Os processos de cancelamento já foram abertos e aguardam decisão da Justiça Eleitoral. Quando isto acontecer, o número de eleitores do município deve sofrer redução. Não há uma estimativa quanto ao número de títulos eleitorais que sofrerão cancelamento.

Biometria

Segundo informa o chefe do cartório eleitoral de Palmeira, Adílson Severino da Silva, os trabalhos de cadastramento biométrico do eleitorado continuam a ser realizados no Fórum Eleitoral, mas agora sem o esforço concentrado. Até o dia 7 de maio do ano que vem é possível fazer a biometria para ficar apto a votar nas eleições de 2018, que acontecem no dia 7 de outubro. Mesmo quem não compareceu no período do esforço concentrado e que deve ter seu título de eleitor cancelado pode comparecer ao Fórum Eleitoral para regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página