Foto: Divulgação / Prefeitura de Palmeira
Foto: Divulgação / Prefeitura de Palmeira

Projeto de leitura de CMEI proporciona aprendizado através do lúdico

 

Parecia um baile de gala, com luzes e decoração pensada especialmente para o evento. Uma noite digna de contos de fadas, com personagens que saíram diretamente das histórias infantis para levar o público a um passeio pelo mundo lúdico e colorido.Eram princesas, bailarinas, soldadinhos de chumbo, ogros, caçadores, lobo mau, chapeuzinhos vermelhos, Branca de Neve, Alices, príncipes, fadas, Peter Pan, entre tantos outros personagens que acompanham gerações por meio da literatura e marcaram presença no evento realizado pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sebastião Sanson, na noite da última terça-feira (14).

Não era pra menos, tantos personagens especiais no evento que marcou o encerramento do projeto de leitura “Tornando Grandes os Pequenos Leitores”, desenvolvido ao longo do ano pela equipe de pedagógica do CMEI. Com a proposta de incentivar e aguçar o gosto pela leitura as professoras desenvolveram práticas dentro da sala de aula com contação de histórias, releitura de contos, montagem de materiais baseados em personagens e história, onde os alunos levaram para casa os produtos para que houvesse interação com os pais, e finalizando com a apresentação musical de cada conto escolhido por turma. Ao todo foram quase 200 crianças inseridas no projeto de leitura, na faixa etária de três a cinco anos de idade.

Segundo a diretora Josiane Kauka, os alunos precisam ser estimulados e treinados para gostar da leitura desde pequenos. “A leitura estará presente na vida deles o tempo todo. Isso precisa ser exercitado de forma positiva e desde cedo. Por isso optamos em unir a diversão, brincadeira, para incentivar que eles aprendam de forma lúdica”, explica a diretora. Ela afirma que os resultados são positivos e que o projeto terá continuidade no ano que vem.

Os alunos que participaram do projeto realizaram uma apresentação teatro-musical para pais e familiares, caracterizados de acordo com a história que iria ser representada. O final contou com uma apresentação especial com personagens da Frozen, Elza, Cinderela, Príncipe e Branca de Neve, que causou euforia nos pequenos.

cmei-projetoleitura-1

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página