Foto: Reprodução / Redes sociais
Foto: Reprodução / Redes sociais

Produtores de fumo protestam e bloqueiam a PR 151 em São João do Triunfo

 

jornal da cruzeiro

 

Um grupo de produtores de fumo dos municípios de São João do Triunfo e Palmeira promoveu manifestação na manhã desta sexta-feira (29), na PR-151. O protesto contra o preço baixo que têm recebido pelo produto teve bloqueio da rodovia, próximo ao trevo de acesso a São João do Triunfo. Os manifestantes atearam fogo em pneus e em farelo de fumo sobre a pista, impedindo o trânsito de veículos nos dois sentidos da via.

De acordo com os fumicultores, o protesto é contra o baixo preço do produto, o que não permite cobrir os custos de produção e, consequentemente, resulta em prejuízos. Um dos motivos, segundo eles, é o rebaixamento da classe das folhas de fumo no momento da classificação. Diante disto, as empresas fumageiras recebem críticas por promoverem uma política de compra que não é vantajosa para o produtor.

Além de São João do Triunfo, também aconteceu bloqueio de trânsito de veículos na PR 151 em São Mateus do Sul, no trevo do Posto Triângulo, acesso ao centro da cidade, bem como na rotatória da BR 476 em direção a Curitiba e Canoinhas (SC).

Além dos pontos de bloqueio na PR 151 em São Mateus do Sul e São João do Triunfo, produtores da região de Imbituva, Irati e Rio Negro, além de Mafra (SC), também realizaram manifestações nesta sexta-feira.

Valorizar o produto é o pedido que fazem os produtores de fumo, já há alguns anos. A desvalorização, segundo eles, se dá porque as empresas não usam parâmetros exatos na hora da compra do produto.

fumicultores-protesto-sjt-4

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página