Foto: Divulgação / Hedeson Alves / ANPr
Foto: Divulgação / Hedeson Alves / ANPr

Pré-inscrições para exames da EJA Online terminam nesta quarta-feira

 

propaganda superior site - correia e moraes2

 

Terminam nesta quarta-feira (13) as pré-inscrições para os Exames da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Online 2019, da Secretaria de Estado da Educação. A oportunidade é gratuita e voltada para qualquer pessoa, maior de 15 anos, que deseja retomar seus estudos e obter uma certificação no Ensino Fundamental.

Eles são feitos em duas etapas diferentes, abordando as oito disciplinas do Ensino Fundamental Fase II (6º ao 9º ano). O participante que obtiver nota igual ou superior a 6,0 em todas as provas poderá solicitar sua certificação no Ensino Fundamental, ou Declaração de Proficiência somente nas disciplinas em que obteve média.

Interessados devem ler atentamente o edital com todas as informações sobre os Exames da EJA Online, imprimir e preencher o requerimento de pré-inscrição, e então procurar um dos 272 estabelecimentos de ensino credenciados, levando original e fotocópia de documento de identificação para a pré-inscrição.

Em Palmeira, o Colégio Estadual Coronel David Carneiro está credenciado para os exames da EJA Online. Informações podem ser obtidas diretamente no estabelecimento, na rua Coronel Alípio do Nascimento, 1011, ou pelo telefone 3252-2636.

As escolas publicarão uma lista de candidatos cuja pré-inscrição foi homologada ao menos duas semanas antes dos Exames, período em que os interessados devem ir até a escola retirar seu comprovante de inscrição, que deverá ser apresentado no dia das provas.

Provas

As provas são aplicadas no dia 28 de março em computadores dos laboratórios de informática das escolas credenciadas, exceto pela redação, que é escrita em uma folha própria e corrigida por um professor no local. Elas têm duração de 1 hora e 30 minutos, exceto pela de Língua Portuguesa e Redação, que dura 2 horas. As disciplinas são: Língua Portuguesa e Redação, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Matemática, Ciências, Educação Física, Arte.

O que é a EJA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica destinada a jovens e adultos que não puderam efetuar seus estudos na idade certa. Ela é ofertada na rede estadual a toda pessoa que deseja voltar à sala de aula para obter sua certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, com metodologia e materiais didáticos específicos para melhor atender a esse público.

O aluno constrói sua grade curricular da maneira que for mais adequada, podendo se matricular em até quatro disciplinas de cada vez. O Ensino Fundamental pode ser concluído em, no mínimo, dois anos e o Ensino Médio em, no mínimo, um ano e meio. A matrícula e as aulas são totalmente gratuitas e o estudante também tem direito à alimentação escolar fornecida pelo Governo do Paraná.

Exames online

Os exames da EJA Online são uma oportunidade de certificação por meio de provas e uma redação. Em vez de frequentar uma sala de aula, como na EJA regular, nos exames da EJA Online o participante estuda por conta própria, e, na data definida, vai até a escola estadual em que se inscreveu e responde a provas de múltipla escolha diretamente em um computador do laboratório de informática da instituição (somente a Redação é feita em uma folha de papel própria).

Os exames são voltados principalmente para pessoas que não possuem condições para frequentar a sala de aula, por motivos profissionais ou pessoais, e para quem precisa concluir apenas uma ou duas disciplinas para obter certificação no Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página