ELEIÇÕES-2018-FOLHA-LOGO

Pesquisas de três institutos convergem e apontam para segundo turno

 

colegio-realeza-banner

 

As pesquisas dos três mais tradicionais institutos de pesquisas do país, que tiveram seus resultados divulgados neste sábado (6), apontam que as eleições presidenciais caminham para decisão em segundo turno. A convergência dos números indicam que Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) serão adversários e que o quadro neste momento é de empate técnico.

Há pequenas variações entre os números das pesquisas Vox Populi, Ibope e Datafolha e nenhuma diferença supera dois pontos percentuais, exceto no caso de Haddad, que tem 31% dos votos válidos na Vox e 25% nas dos outros dois institutos.

Há diferença de dois pontos percentuais quanto a Ciro e Alckmin e, quantos aos demais, ou convergência total ou diferença de um ponto percentual.

O único dos três levantamentos que teve seu campo feito integralmente neste sábado (6) foi a da pesquisa Vox Populi/247, enquanto as outras duas ouviram os eleitores entre sexta-feira (5) e sábado.

Os números das três pesquisas para Bolsonaro, quanto a votos válidos, são absolutamente convergentes: 40% na Vox e Datafolha e 41% no Ibope.

Há diferença quanto aos números de Haddad, sendo a única que supera os dois pontos percentuais no comparativo das pesquisas: 31% na Vox e 25%¨tanto no Datafolha como no Ibope.

Há uma pequena diferença quanto a Ciro Gomes (PDT): 13% na Vox e Ibope e 15% no Datafolha. Igualmente, uma pequena diferença, de dois pontos percentuais, em relação a Geraldo Alckmin (PSDB): 6% na Vox e 8% no Datafolha e Ibope

No pelotão mais abaixo, as diferenças estão na casa de apenas um ponto percentual: Marina Silva (Rede) e João Amôedo (Novo) têm 2% na Vox e 3% tanto no Datafolha como no Ibope; Henrique Meirelles (MDB) tem 2% nas três pesquisas; Álvaro Dias (Podemos) tem 1% na Vox e 2% tanto no Datafolha como no Ibope; Cabo Daciolo (Patriota) tem 1% na Vox e Datafolha e 2% no Ibope; Boulos tem 1% nas três pesquisas.

Quanto ao segundo turno, também há grande convergência, com os três institutos apontando uma disputa acirrada a partir de segunda-feira (8) e cenário, neste momento, antes de iniciada a campanha, de empate técnico com pequena vantagem numérica para Bolsonaro.

A pesquisa Vox Populi ouviu 2 mil pessoas, a do Ibope entrevistou 3.010; e a do Datafolha, 19.552. Todas as pesquisas indicam nível de confiança de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página