Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Palmeira

Parlamento Jovem já tem definido cronograma de atividades para 2019

 

colegio-realeza-banner

 

A Câmara Municipal de Palmeira definiu o cronograma de atividades previstas para o ano de 2019 do Programa Parlamento Jovem. As atividades começam no dia 14 de fevereiro e seguem até 28 de novembro. O processo tem início entre os dias 14 de fevereiro e 7 de março, a divulgação do programa será feita para os estudantes nas escolas, visando estimular candidaturas para a eleição dos representantes de cada estabelecimento.

Alunos interessados em candidatar-se devem confirmar a intenção de participação na eleição, em sua respectiva escola, até o dia 8 de março. Para ser candidato na eleição do Parlamento Jovem, o estudante deve estar regularmente matriculado entre o 7º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio. O candidato a vereador jovem deve ter menos de 18 anos na data de inscrição, segundo preveem as normas instituídas pela Câmara Municipal.

A eleição acontecerá no dia 12 de março para indicar um representante de cada escola ou colégio. Em caso de candidato único, ele deverá obter 51% ou mais dos votos. Estudantes são votantes obrigatórios e professores e integrantes de equipes pedagógicas são eleitores facultativos.

Os indicados de cada um dos 16 estabelecimentos de ensino – 14 públicos e dois particulares – participarão da entrevista de seleção no dia 14 de março, perante uma banca na Câmara Municipal. Nesta ocasião serão definidos os nove vereadores jovens titulares e os outros sete serão os suplentes.

A posse está prevista para o dia 19 de março, em sessão solene do Parlamento Jovem. No dia 21 de março os vereadores jovens participam de curso e recebem orientações dos vereadores ‘padrinhos’, assim como iniciam a elaboração de proposições. Estas propostas serão analisadas em reuniões de comissões permanentes do programa e depois votadas nas sessões ordinárias do Parlamento Jovem.

A primeira sessão ordinária do ano está programada para acontecer no dia 28 de março. As demais serão realizadas sempre na última quinta-feira de cada mês, até o dia 28 de novembro, com a sessão de encerramento da legislatura.

Avaliação

Após a eleição em cada escola, a fase da seleção será feita por uma banca de avaliação formada por vereadores. Cada representante de escola ou colégio terá tempo de dois a cinco minutos para exposição oral sobre os motivos pelos quais deseja ser um vereador jovem.

Nessa ocasião, será proibido ao candidato comparecer com o uniforme da escola que representa ou utilizar-se de qualquer outro meio, mesmo que indireto, para fazer tal associação, sob pena de desclassificação. Ainda, é vedado aos participantes fazer menção ao próprio nome e sobrenome, à comunidade em que reside, ao fato de residir na zona rural ou na zona urbana e também à escola que representa.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página