Foto: Arquivo Folha
Foto: Arquivo Folha

Palmeira tem encontro nesta quinta-feira para discutir Escarpa Devoniana

 

Nesta quinta-feira (10), às 19 horas, na Câmara Municipal de Palmeira, será realizado encontro para discussão da proposta que visa a redução da Área de Preservação Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana. O deputado estadual Péricles de Mello (PT) estará presente e falará sobre o projeto que tramita na Assembleia Legislativa. Ele já se manifestou contrário ao projeto de lei de autoria do deputado Plauto Miró (DEM), que também é assinado pelos deputados Ademar Traiano (PSDB) e Luiz Cláudio Romanelli (PSB).

A iniciativa de promover em Palmeira a discussão sobre a proposta partiu do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que está mobilizando a comunidade a participar. O município é um dos 12 que abrigam a APA, criada através de lei estadual em 1992. Palmeira é um dos municípios que mais perderia com a aprovação do projeto de lei. A lei em vigor prevê mais de 12.500 hectares da APA, mas que, com a proposta apresentada na Assembleia, pode ser reduzida para pouco mais de 2.500 hectares.

Além da perda de área, com a aprovação da proposta Palmeira também sofreria redução dos valores do ICMS Ecológico, repassados pelo governo do Estado de acordo com as unidades de conservação presentes em cada município.

Já os defensores da proposta argumentam que a redução da APA permitiria a implantação de novas atividades econômicas, tanto agropecuárias como industriais nas áreas que deixariam de ter o status de preservação ambiental.

Para que as questões relaivas à proposta sejam discutidas com mais abrangência, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmeira faz convite a seus associados e à população em geral, especialmente às pessoas interessadas no assunto a participar do evento que promove nesta quinta-feira.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página