Obras do artista palmeirense João Paulo Leão expostas no container do Contém Arte (Foto: Folha).
Obras do artista palmeirense João Paulo Leão expostas no container do Contém Arte (Foto: Folha).

Palmeira recebe container do projeto Contém Arte com exposição de obras de arte-digital

 

colegio-realeza-banner

 

O projeto Contém Arte é uma galeria de arte itinerante, exposta dentro de um container marítimo, contendo obras de três renomados artistas da cena paranaense no segmento arte – digital. Um deles é João Paulo Leão, nascido em Palmeira. Entre os dias 20 e 24 de setembro, a população de Palmeira pode apreciar as obras expostas no container, que ficou na praça Marechal Floriano Peixoto. Além dos três artistas fixos do projeto, também um artista palmeirense, André Stall, teve obras suas expostas no espaço cultural.

João Paulo é um pintor paranaense nascido e criado em Palmeira, entre 2011 e 2013 residiu em São Paulo, frequentou o ateliê de modelo vivo do CCSP e fez cursos livres de desenho e pintura na Oficina Cultural Oswald de Andrade e no Instituto Tomie Ohtake. Sua arte é figurativa, cujo tema principal é a diversidade humana, reúne para a galeria itinerante obras da série “Expressões Contemporâneas”.

André Coelho é artista visual, designer gráfico e ilustrador curitibano, formado em Design Gráfico pela PUC-PR, ele assina a coordenação da exposição e apresenta a composição de suas obras retiradas das séries “Jardim da Noite”, “Do Meu Jardim” e “Quanto Vale?”, que ilustram o universo próprio criado pelo artista nos últimos oito anos.

Ivana Lima é artista visual, natural de Curitiba, bacharel em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Participou de diversas exposições individuais e coletivas, além da sua produção artística pessoal, trabalha desenvolvendo oficinas de Arte e Educação em Escolas e Projetos Sociais. No projeto Contém Arte apresenta gravuras da série ‘’Poemas Sem Rosto’’, que referem-se aos tempos de criança.

O container “Contém Arte” percorrerá as cidades da Lapa, Palmeira, Guaratuba, Antonina e Morretes respectivamente, onde o público em geral terá acesso gratuito à visitação. Em cada cidade também haverá a participação de um artista local, ou seja, em cada município será convidado uma artista para agregar à galeria de arte itinerante.

contem-arte-visita

Segundo o secretário de Cultura da Prefeitura de Palmeira, Waldir Joanassi Filho, receber trabalhos de artistas palmeirenses é gratificante, pois demonstra a riqueza cultural presente no povo palmeirense. “Muitos artistas levam a cidade de Palmeira para reconhecimento em âmbito nacional ou até internacional. Isso merece atenção e prestígio, é gente nossa sendo reconhecida por seu talento nas mais diferentes áreas culturais e artística, isso é riqueza na diversidade cultural”, afirma Joanassi.

O artista palmeirense João Paulo Leão, de forma empolgante fala sobre a vinda para sua cidade natal, trazendo três trabalhos seus. “Apresentar o trabalho em minha cidade natal é muito gratificante, assim como levar para outas cidades do estado em um projeto tão bacana e inovador. Para mim é fundamental fazer e compartilhar arte, é a maneira que encontrei para dar sentido à minha existência enquanto ser humano e uma contribuição mais significativa para a humanidade”, disse ele.

Oficina

Em paralelo à exposição das obras no container, o projeto oferece também oficina com os artistas João Paulo e Ivana Lima, na qual abordaram a temática de produção e aplicação de procedimentos artesanais digitais de inúmeras possibilidades de resultados. Em Palmeira, a oficina aconteceu no auditório da Escola Municipal Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes, na tarde do dia 20, aberta para a participação de interessados e gratuita.

O Contém Arte é um projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – Profice, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Governo do Estado do Paraná, com apoio da COPEL e realização das produtoras Fátima Esper e Angela Meschino.

contem-arte-oficina

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página