Foto: Reprodução / Imagem ilustrativa
Foto: Reprodução / Imagem ilustrativa

Palmeira em alerta com confirmação de caso autóctone de dengue em Irati

 

propaganda-superior-site-super-otica

 

Enquanto em Palmeira existe a expectativa pela confirmação da presença ou não do vírus da febre amarela em macacos encontrados mortos e um caso importado confirmado de dengue, além da vacinação contra a gripe, que começou na quarta-feira, um caso de dengue autóctone foi confirmado na quinta-feira (11) em Irati. A confirmação coloca em alerta os órgãos de saúde pública de Palmeira e dos municípios da região.

Destaque-se que em Ponta Grossa, ainda mais perto de Palmeira, já foram confirmados dois casos autóctones de dengue. Isto confirma a presença do vírus na região e mosquitos Aedes aegypti infectados.

A secretária de saúde do município de Irati, Magali Salete de Camargo, informou nesta quinta-feira que um caso de dengue autóctone foi confirmado através de exames realizados no Laboratório Central do Estado (Lacen), ou seja, o paciente contraiu a doença dentro do município. Isto confirma que existe mosquito (Aedes Aegypti) infectado em Irati, a poucos quilômetros de Palmeira.

Até então, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde, em Irati havia 19 notificações de casos, dos quais 13 foram descartados. E também há um caso importado de dengue no município, ou seja, o paciente foi infectado em outro município. Como comparação, em Palmeira, no mesmo boletim, constam 14 casos notificados e 11 descartados, além de um caso importado da doença.

A secretária de Saúde disse que, até o momento, se falava em infestação de mosquitos em Irati, mas agora já tem mosquito infectado com o vírus da dengue. Por isso, é importante que se mantenha a prevenção contra a proliferação do mosquito. A principal delas, evitar objetos que acumulem água parada, mesmo em dias de outono, quando a temperatura não estiver alta.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são parecidos com os de uma gripe: febre alta (acima de 39 graus), dor no corpo, dor atrás dos olhos e vermelhidão no corpo. Ao menor sinal destes sintomas, a pessoa deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima e o mais rápido possível.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página