Foto: Reprodução / Imagem ilustrativa
Foto: Reprodução / Imagem ilustrativa

Outono começa nesta terça-feira com previsão de calor e chuva

 

 

 

O outono começa às 13h15 desta terça-feira (20) e termina às 7h07 do dia 21 de junho. Segundo a previsão climática do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a estação entra com chuvas e temperaturas variando de 18ºC a 32ºC no estado. Para Palmeira, a previsão é de temperaturas entre 19ºC e 26ºC e ocorrência de chuva com trovoadas isoladas nos períodos da tarde e da noite.

Nos próximos dias, o Simepar também faz previsão de chuvas para a região de Palmeira, com possíveis pancadas durante toda a quarta-feira (21) e pancadas de chuva à tarde na quinta (22), sexta-feira (23) e no sábado (24). Nestes dias,  os termômetros apresentarão oscilações de temperaturas entre a mínima de 15ºC e a máxima de 28ºC.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam a probabilidade de um pequeno aumento de chuvas no Sul do continente americano, confirmando o comportamento histórico do clima no Paraná durante o outono. “As chuvas devem variar muito entre as regiões, porém as variações, tanto acima quanto abaixo, ficam próximas à normalidade climatológica”, observa o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia.

A previsão indica chuvas dentro da normalidade nas regiões Central e Centro-Sul do Paraná. No Oeste, Sudoeste e Noroeste, a tendência é de chuvas um pouco acima da normalidade durante a estação. As ocorrências devem diminuir um pouco no Litoral, na Região Metropolitana de Curitiba e no Norte Central. Em todo o Sul Brasil, segundo o Inmet, os volumes totais de chuvas devem variar entre 150 e 400 milímetros.

A estação caracteriza-se pelo aumento de aglomerados de nuvens que podem causar drásticas alterações nas condições atmosféricas”, explica Duquia. Enfraquecido durante o verão, o fenômeno La Niña – que resfria as águas do Oceano Pacífico – continua a perder força, conforme sugere a análise dos dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA).

Ondas de frio

O outono costuma registrar nevoeiros e geadas mais frequentes nas regiões serranas do Sudeste e do Sul do país. A partir de maio, ondas de frio tornam-se mais constantes devido às frentes que se deslocam na área. Segundo o boletim do Inmet, as temperaturas tendem a ficar mais amenas devido à entrada de massas de ar frio: as mínimas devem oscilar entre 12ºC e 18ºC e as máximas entre 18ºC e 28ºC.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página