Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nadador de Palmeira vai à Bolívia disputar Jogos Sul-americanos Escolares

 

O nadador João Carlos Cherubim, de Palmeira, estará integrando a equipe brasileira de natação, uma das equipes de dez modalidades que o Brasil disputa, na 23ª edição dos Jogos Sul-americanos Escolares. Na sexta-feira (1º), ele viaja para a Bolívia, onde na cidade de Cochabamba será disputada a competição, entre os dias 2 a 10 de dezembro, em cujas provas os atletas brasileiras buscarão conquistar medalhas.

João Calos, que hoje treina e compete pela Associação de Pais e Amigos da Natação de Ponta Grossa, é um dos cinco paranaenses da equipe brasileira, que tem 16 nadadores. Além dos cinco do Paraná, são mais dois de São Paulo, um de Santa Catarina e um do Pará. O palmeirense foi selecionado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) após conseguir índices técnicos em várias provas que disputou durante o ano.

No total, serão 11 países participando dos jogos e mais de 1 mil atletas, na faixa etária de 12 e 14 anos. Os brasileiros são atletas de 15 estados do país, nas modalidades individuais e coletivas. São elas: atletismo; atletismo DI (atletas com deficiência intelectual); natação; xadrez; tênis de mesa; handebol; voleibol; basquetebol; futsal e futebol.

Na última vez em que esteve na competição, em 2015, o Brasil encerrou sua participação como campeão geral, saindo dos Jogos como grande potência desportiva escolar. No ano seguinte, em 2016, o Brasil não participou do torneio, realizado em Medelim, na Colômbia. Em 2017, o Brasil volta a participar da competição.

Deficientes

Através de um convite feito pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), que é a entidade responsável pela delegação brasileira, a CBDI/ABDEM – Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais – levará para os jogos uma delegação composta por seis atletas DI e cinco técnicos que irão se juntar aos mais de 200 participantes, entre atletas, técnicos e comissão.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página