Sabores-dos-Campos-Gerais

Lançamento de livro com receitas tradicionais da região acontece na sexta-feira (20)

 

Acontece na noite de sexta-feira (20), às 18h30, no Parque Histórico de Carambeí, a cerimônia de lançamento do livro de receitas ‘Sabores dos Campos Gerais’, lançado pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

Os 19 municípios da região realizaram um resgate dos pratos locais tradicionais para apresentar na obra. Alguns municípios optaram por exibir pratos típicos, enquanto outros apresentarão a gastronomia que representa a cultura da cidade e estão presentes no dia a dia do seu povo.

Para o presidente da AMCG Cultura, Waldir Joanassi Filho, o livro serve como forma de incentivar o turismo gastronômico e ao mesmo tempo fortalecer a cultura regional. “A gastronomia é uma das maiores tradições de nossos municípios. Trabalhar no resgate histórico dos pratos típicos é também um modo de nos remeter às nossas origens e apresentar nossa história aos turistas”, relatou.

O prato apresentado por Palmeira será o Pão no Bafo, que além de prato típico, é tombado como bem imaterial do município. O prato, conhecido também como “pão de russo”, caiu no gosto da população, tanto da zona urbana, como rural, é apreciado por inúmeras pessoas e considerado sucesso na gastronomia local, tendo em vista que são vários os restaurantes que o servem com pontualidade. Ele foi introduzido na culinária palmeirense com a chegada dos Imigrantes “Alemães do Volga” no município, no ano de 1878.

Confira os pratos que cada município apresentará no livro ‘Sabores dos Campos Gerais’:

Arapoti: Lombo de Festa

Carambeí: Torta Holandesa

Castro: Virado Tropeiro

Curiúva: Porco na Lata

Imbaú: Mingau de milho vede com frango caipira

Ipiranga: Carneiro no sal fino

Ivaí: Pierogi

Jaguariaíva: Quirerada com carne de porco

Ortigueira: Costelinha de porco no mel

Palmeira: Pão no Bafo

Piraí do Sul: Cabriúva

Ponta Grossa: Alcatra no Espeto

Porto Amazonas: Carne no disco com maçã

Reserva: Tomate Recheado

São João do Triunfo: Virado de Feijão com Torresmo

Sengés: Arroz com frango

Telêmaco Borba: Entrevero de Pinhão

Tibagi: Carne no Tacho do Guartelá com Paçoca de Carne

Ventania: Virado com frango caipira e café

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página