Foto: Cleverson Lima / ALEP
Foto: Cleverson Lima / ALEP

Jonel Chede entrega à Assembleia cópia original da Constituição de 1947

 

Para comemorar os 70 anos da Constituição Estadual de 1947, a Assembleia Legislativa recebeu nesta quarta-feira (12) um exemplar do original que foi recuperado pelo empresário Jonel Chede, filho do ex-prefeito de Palmeira e ex-deputado estadual João Chede, presidente da Assembleia Constituinte que redigiu a Lei. O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, determinou que o documento seja adicionado ao setor de pesquisa de leis da Casa, para que o acesso dos paranaenses à Constituição de 1947 seja facilitado.

Em 1947 a Assembleia Legislativa do Paraná ainda funcionava no Palácio Rio Branco, no Centro de Curitiba, onde atualmente está instalada a Câmara Municipal de Curitiba. Já o Governo do Estado era comandado pelo ex-governador Moisés Lupion. Esta foi a quarta Constituição do Estado do Paraná, que teve Constituições também nos anos de 1891, 1892, 1967 e a que está atualmente em vigor, de 1989. “O momento histórico vivido à época, em que se ansiava pela redemocratização e reconstituição do Estado, justifica sua importância a necessidade de torná-la sempre memorável, já que o Parlamento é o sustentáculo dos princípios constitucionais e reflexo da vontade de seu Povo”, destacou Jonel Chede.

Um dos mais importantes documentos da história política do Paraná, a Constituição Estadual de 1947 foi promulgada em 12 de julho daquele ano. A então nova carta magna estadual foi marcada por importantes conquistas democráticas, já que sua construção se deu logo após o fim do Estado Novo.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página