Foto: Reprodução / Imagem ilustrativa
Foto: Reprodução / Imagem ilustrativa

Inverno começa e temperaturas devem seguir tendência de normalidade

 

O inverno começou na manhã desta quinta-feira (21), às 7h07, e termina às 22 horas e 54 minutos do próximo dia 22 de setembro. Estação mais fria do ano, em 2018 deve ter temperaturas seguindo a tendência da normalidade, ao contrário do ano passado, quando ficaram acima da média, informa o meteorologista Cezar Duquia, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Historicamente, em junho os menores valores médios mensais variam de 10ºC a 12ºC na região Sul do Paraná. Em julho, costumam ficar entre 8ºC e 10ºC. Em agosto, situam-se entre 12ºC e 14ºC e em setembro, as temperaturas passam a elevar-se naturalmente, variando de 14ºC a 16ºC na região Sul.

Segundo o meteorologista, durante o inverno, as geadas são mais frequentes em junho e julho nas regiões Sul e Central do estado, apesar de alcançarem até, ocasionalmente, vales ao leste da Serra do Mar.

O Simepar e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) mantêm o serviço gratuito Alerta Geada, que emite previsões com antecedência de 48 e 24 horas. Desta forma, principalmente os agricultores podem tomar precauções contra os efeitos da geada nas lavouras.

Menos chuvoso

No Paraná há entre 40% e 45% de probabilidade de que o inverno seja menos chuvoso do que o normal. Segundo o meteorologista do Simepar, as chuvas devem distribuir-se próximas à média histórica.

A maioria dos modelos meteorológicos indica a neutralidade do fenômeno El Niño durante o inverno. A análise dos modelos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sugere ocorrência de chuvas abaixo da normalidade no Sul do Brasil.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página