feira-sementes-crioulas

Feira de Sementes Crioulas trata de soberania alimentar e independência

 

Nesta sexta-feira (31) e no sábado (1º), acontece em São João do Triunfo a 16ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade, junto com a 2ª Festa dos Guardiões das Sementes. Os eventos têm como tema “Juventude rural e sementes crioulas, soberania alimentar e independência no campo”. Os eventos serão realizados no Parque Municipal de Eventos Francisco Neves Filho e agricultores familiares de diversos municípios da região, incluindo Palmeira, devem participar.

A Feira contará com cerca de 120 expositores de municípios da região e também de outros estados, apresentando ao público diversas espécies de sementes crioula, mudas, artesanato e conhecimentos tradicionais. Entre as exposições, devem atrai atenções as de plantas ornamentais, flores e pasto apícola.

A programação começa às 9 horas com a recepção das caravanas da agricultura familiar e organização dos expositores. Em seguida, chegam as caravanas de estudantes, que acompanharão a abertura das exposições, às 9h30.

No período da tarde, a programação prevê a realização de oficinas técnicas voltadas à agroecologia e 1º Seminário Regional para Consumidores Urbanos – Alimentação Saudável, com palestras do professor Rubens Onofre Nodari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), falando sobre “Alimentação saudável e transgênicos”, e com o engenheiro agrônomo Manuel Delafolhouze, do Centro Paranaense de Refrência em Agroecologia, que vai abordar o tema “Cestas solidárias e CSA: aproximar agricultor e consumidor”. Na sexta-feira à noite, jantar às 19 horas, e noite cultural, com mística.

A programação tem sequência no sábado, às 8h30, com a recepção às caravanas e o café da partilha. A abertura oficial da 16ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade acontece às 9h30, seguida da benção das sementes. Após o almoço com cardápio de produtos da agroecologia, acontecem apresentações culturais. Os eventos serão encerrados às 17 horas.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página