Foto: Folha
Foto: Folha

Exposição aberta em Palmeira nesta terça-feira mostra o que é a Polônia

 

Palmeiras banner superior

 

Em 27 painéis contendo imagens, ilustrações e textos – em português e polonês, a exposição E isso é a Polônia teve sua abertura realizada na tarde desta terça-feira (2) no saguão da Escola Municipal Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes. A exposição faz parte da programação oficial dos 200 anos de Palmeira e será levada a outras escolas espaços públicos do município.

Os painéis expostos em Palmeira integram o acervo da BrasPol nacional e foram cedidos por uma entidade polonesa que promove a difusão da cultura do país, apoiada pelo Senado da Polônia, segundo explicou Márcia Mainginski, uma das organizadoras da exposição.

Falando na abertura da exposição, a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, Vera Lúcia de Oliveira Mayer, disse que a instituição chancela a exposição que mostra ao público local um pouco da história, da geografia, da cultura, dos costumes e das tradições polonesas.

Palmeira é um dos municípios paranaenses que mai recebeu imigrantes poloneses nas últimas décadas do século 19. Diversas localidades do interior do município surgiram a partir da instalação destes imigrantes e seus descendentes permanecem nas mesmas propriedades ou estão morando na cidade, desenvolvendo diversas atividades econômicas e sociais.

exposição-polônia-1

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página