Estratégia de Saúde da Família é inaugurada no Rocio I

Com uma estrutura pronta para atender cerca de 2,9 mil pessoas no Bairro do Rocio I, a de Estratégia de Saúde da Família foi inaugurada na manhã de hoje (11) e contou com a presença de dezenas de moradores da comunidade. Na antiga estrutura, onde funcionava o posto de saúde, o atendimento era limitado e não conseguia acompanhar a demanda dos moradores.

Em discurso, Elves Cocheva, Secretário Municipal de Saúde, destaca que é de uma importância melhorar a cobertura e a qualidade de atendimento da saúde para a população palmeirense, não só no bairro onde essa ESF foi inaugurada, mas da população de uma forma geral, tanto da cidade quanto do interior.

Na oportunidade, além da inauguração, a Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, proporcionou aos palmeirenses do bairro um dia diferente, com brinquedos para as crianças, distribuição de algodão doce, aferição de pressão e recolhimento de lixo eletrônico.

Para Angelis Aparecida de Lima, enfermeira responsável pela ESF, “ é uma alegria imensa, um grande presente não só para a população, mas para toda equipe que vai desenvolver um trabalho ainda melhor”, comenta Angelis.

Com um investimento acima de R$500 mil reais somente na estrutura física e cerca de R$1 milhão em equipamentos, distribuídos em todas as unidades que estão sendo inauguradas, Joelma Santos Mayer, coordenadora de atenção primária responsável por 14 unidades de Estratégia de Saúde da Família, ressalta “o quanto é importante cuidar da atenção básica, que trabalha focada na prevenção das doenças e na qualidade de vida da população”, destaca Joelma.

Em discurso, o Prefeito Edir Havrechaki destacou a quadra esportiva entregue aos moradores do bairro e anunciou ainda a construção de um parquinho e uma academia ao ar livre, “para que a população conte com mais essa opção de lazer e bem-estar bem pertinho de casa”, ressaltou o Prefeito

Além de médico clínico geral, a unidade vai ter atendimento odontológico, coleta de alguns exames e vacinas. A equipe, que conta com 14 profissionais, fará atendimentos de segunda à sexta feira, das 08hs às 11hs30 e das 13 hs às 17hs.

Homenagem

Antes mesmo de qualquer posto de saúde ou ESF, os palmeirenses já contavam com a experiência de Dona Petronília Olinda da Silva, moradora do Rocio I que realizava partos tanto na cidade quanto nas comunidades mais afastadas. Conhecida como “a mãe das gestantes”, Dona Petronília, já falecida, trouxe ao mundo milhares de crianças e foi justamente homenageada , dando o seu nome a unidade inaugurada hoje. Sua filha, Dona Rosilda da Silva, que esteve presente na inauguração relembra, emocionada, o trabalho humanitário desenvolvido por sua mãe. “Eu era ainda muito pequena, mas me lembro muito bem de cada vez que minha mãe saia de casa, debaixo de chuva muitas vezes, para atender mais uma gestante que pedia o auxílio dela, não só em casa, mas também no hospital, junto com o Dr. Tadeu. Ela chegava e contava para mim e  minhas irmãs como tinha sido a viagem e que graças à Deus tudo tinha dado certo”, comenta Dona Rosilda.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página