Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Escritor nascido em Palmeira participa de encontro de escritores brasileiros em Nova York

 

Palmeiras banner superior

 

Natural de Palmeira e residente em Curitiba, o escritor Anderson Novello é mestre em Teoria Literária e autor de livros para adultos e crianças, atualmente sob o gabarito da Cortez Editora, uma das mais renomadas do país. No início de setembro, ele embarcou rumo a Nova York, a convite da Focus Brazil, para participar como interlocutor do 1º Encontro de Escritores Brasileiros nos Estados Unidos, ao lado de personalidades como Sílvio de Abreu e Nereide Santa Rosa. O evento foi realizado nos dias 13 e 14, no Consulado Geral do Brasil na cidade norte-americana.

O Encontro de Escritores Brasileiros em Nova York teve como objetivo promover e valorizar a literatura nacional no exterior e proporcionar a troca de conhecimentos entre autores. Na ocasião, o paranaense – que é autor de três livros voltados a crianças e ministra palestras sobre o tema em todo o Brasil – debateu a respeito da importância da literatura infantil na manutenção do português como língua de herança. Na mesa, Anderson interagiu coma cronista e poeta Yara Maura, irmã de Maurício de Sousa e promotora das publicações da Turma da Mônica no exterior.

No debate a respeito do tema, Anderson destacou como a literatura infantil pode ser usada pelos brasileiros residentes nos Estados Unidos com o objetivo de que seus filhos mantenham um contato saudável com a língua portuguesa. “Essas pessoas não querem que suas crianças percam esse vínculo com o idioma, para que possam preservar a cultura de origem e manter contato com familiares que ainda residem no Brasil. A literatura infantil de qualidade, apresentada de forma adequada, é uma aliada poderosa nessa missão”, declara o escritor.

Em paralelo aos painéis de discussão, foi realizada uma feira literária durante o Encontro, com a participação de mais de 75 escritores brasileiros. Nela, Anderson Novello lançou internacionalmente o livro “Anacrônicas e quase inventadas”. Em 2018, o paranaense já havia participado do painel de Educação da edição anterior do evento, realizada em Londres. Ainda, no último dia 20 de setembro, em seu retorno ao Brasil, recebeu em Palmeira, sua cidade natal, a “Medalha Manoel Demétrio” de honra ao mérito, um reconhecimento prestado pela Loja Maçônica a sua atuação na literatura.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página