Foto: Joseli Gross Costa
Foto: Joseli Gross Costa

Encontro do Povo Palmeirense homenageia o farmacêutico Berillo Capraro

 

O 10º Encontro do Povo Palmeirense, evento promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira (IHGP, aconteceu na noite de sexta-feira (17), no Clube Palmeirense, homenageando o farmacêutico Berillo Capraro. O profissional, que atua em Palmeira há 59 anos, e que também tem destacada participação na vida social, econômica e política do município, recebeu honrarias e aplausos de mais de 300 pessoas que prestigiaram a solenidade. Na ocasião, o IHGP recebeu dez novos membros, outorgou condecorações a seus membros e personalidades da comunidade, bem como entregou certificados de méritos a pessoas e instituições.

Realizado pela primeira vez em 1964, o Encontro do Povo Palmeirense já homenageou nove destacadas personalidades da história de Palmeira e em 2005 comemorou o cinquentenário do IHGP. A homenagem ao farmacêutico foi aprovada pelos membros da instituição, sobretudo devido à sua atuação profissional, não só em seu estabelecimento e na Indústria Química Farmacêutica (Inquifar), da qual foi idealizador, mas também no Hospital de Caridade. Além disso, foi professor e teve atuação na política, como vereador e presidente da Câmara Municipal, no início dos anos 1970. Já recebeu várias homenagens de reconhecimento pelas suas atividades, incluindo a prestada pelo Conselho Regional de Farmácia do Paraná, em 2012. Capraro também é membro do IHGP.

No hall de entrada do Clube Palmeirense, uma exposição exibia objetos, fotografias, documentos e outros itens que mostravam um pouco da carreira profissional e da vida pessoal do homenageado. Equipamentos e utilidades que empregou para os trabalhos farmacêuticos, em épocas nas quais a manipulação era o método empregado, uma vez que os medicamentos industrializados não tinham a mesma proporção de hoje, chamavam a atenção.

Após a exaltação ao homenageado, ele recebeu a condecoração das mãos da presidente e da vice-presidente do IHGP, Vera Lúcia de Oliveira Mayer e Maria Ivanilde Busadori Krambeck, respectivamente. Em pronunciamento que fez após ser condecorado, o farmacêutico falou emocionado sobre sua trajetória e agradeceu a homenagem e a presença de todos os que participaram do evento, entre familiares, amigos, confreiras e confrades do IHGP.

Condecorações

Em seguida às homenagens a Berillo Capraro, aconteceram as entregas de condecorações da Honorífica Ordem da Freguesia Nova, começando pela outorga de cruz do grau de cavaleiro maior da comunidade ao prefeito Edir Havrechaki, ao secretário de Cultura, Turismo, Patrimônio Histórico e Relações Pública, Waldir Joanassi Filho, e aos casai José Irineu e Glecimar Canteri e Gílson e Lídia Borcoski.

As condecorações de méritos foram entregues ao músico Levy Macedo, no âmbito artístico; Escola de Música Vivace, no âmbito cultural; Parlamento Jovem da Câmara Municipal, no âmbito escolar estudantil; Luciana Turra Kindl, no âmbito esportivo; e Baston Aerosol, no âmbito humanitário.

Por fim, foram entregues as condecorações aos membros do IHGP, sendo nove no grau de escudeiro, duas no grau de cavaleiro, cinco no grau de cavaleiro maior, oito no grau de oficial, uma no grau de comendador e uma no grau de grande oficial. Também foram entregues condecorações no grau de aspirante a dez novos membros da entidade, que conta com 61 cadeiras ocupadas por pessoas que se dedicam à pesquisa e estudo da história de Palmeira.

Durante o evento, aconteceram apresentações musicais por professores da Escola de Música Vivace, marcadas por músicas italianas e alemãs em alusão às origens do farmacêutico Berillo Capraro, o homenageado no 10º Encontro do Povo Palmeirense.

 

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página