DEZEMBRO TEVE SALDO NEGATIVO DE EMPREGOS EM PALMEIRA, MAS 2019 FECHOU AINDA POSITIVO

Os dados estatísticos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Ministério da Economia, mostram que em Palmeira no mês de dezembro foram canceladas 93 vagas de emprego formal (com carteira assinada). No entanto, mesmo com o resultado ruim do último mês, 2019 ainda fechou com saldo positivo, uma vez que foram criados 20 novos postos de trabalho forma durante o ano.

Em dezembro, somente um dos oito setores pesquisados apresentou resultado positivo, o da agropecuária, que criou nove vagas. Isto foi resultante de 38 contratações e 29 demissões de trabalhadores no período, um dos que oferta empregos temporários no período.

No entanto, os setores que realizam maiores movimentações de contratações – indústria, comércio e serviços – tiveram desempenhos ruins, e todos terminaram dezembro apresentando saldos negativos, com mais demissões do que contratações.

O setor do comércio, mesmo em um mês de intenso movimento por conta das compras de Natal e Ano Novo, cancelou 64 vagas de emprego com carteira assinada. Foram 36 contratações feitas no mês contra 100 desligamentos até 31 de dezembro. O setor da indústria, por sua vez, contratou apenas 11 trabalhadores em dezembro, ao passo que demitiu 39, resultando em um saldo de 28 vagas fechadas neste setor.

Embora com número menor de vagas de emprego formal canceladas no último mês de 2019, sete ao todo, o setor de serviços realizou 87 contratações e fez 94 demissões. Na mesma tendência, o setor de construção civil também demitiu mais trabalhadores do que contratou e teve saldo de três postos de trabalho com carteira assinada fechados no mês de dezembro.

O impacto do resultado negativo de dezembro foi amenizado porque em outubro e novembro os saldos foram positivos, com 11 e 152 vagas de emprego formal abertas, respectivamente. Entretanto, interrompeu o que aparentava ser uma retomada de aumento da oferta de empregos no município.

2019 POSITIVO

Apesar do mau resultado registrado em dezembro pelo Caged em Palmeira, o balanço de 2019 conseguiu um número positivo, porém não muito animador. Com 3.075 admissões de empregados em situação formal e 3.055 desligamentos durante todos os 12 meses do ano, o saldo fechou em 20 vagas de emprego abertas no ano passado.

O resultado positivo de 2019 deve-se inteiramente ao setor de serviços, que, sozinho, abriu 117 postos de trabalho formal no ano. Enquanto isso, os outros dois setores com maior volume de vagas fecharam o ano com saldos negativos: comércio com 48 vagas canceladas e a indústria com 53 postos de trabalho fechados.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página