DEFINIDO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO PROGRAMA PARLAMENTO JOVEM DE PALMEIRA

A Câmara Municipal de Palmeira definiu e divulgou o cronograma de atividades previstas para o Programa Parlamento Jovem neste ano de 2020. Esta será a sétima edição do programa de politização de jovens estudantes. Instituído em 2014 pelo Legislativo Municipal, o programa envolve participantes de todo o município, alunos de escolas e colégios públicos e particulares, tanto da cidade como do interior, representando também as comunidades abrangidas.

A primeira atividade do Parlamento Jovem este ano está prevista para acontecer entre os dias 5 e 21 de fevereiro. Será a divulgação do programa nas escolas e colégio, visando estimular entre os estudantes candidaturas para a eleição dos representantes de cada estabelecimento. Alunos interessados em candidatar-se devem confirmar a participação até o dia 28 de fevereiro. Para ser candidato na eleição, o estudante deve estar matriculado entre o 7º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio e ter menos de 18 anos na data de inscrição

A eleição acontecerá no dia 3 de março e vai indicar um representante de cada escola ou colégio, aquele que obtiver o maior número de votos em eleição direta e secreta. O eleito participará da entrevista de seleção no dia 4 de março, perante uma banca na Câmara Municipal, formada por vereadores e servidores do Legislativo. Nesta ocasião serão definidos os nove vereadores jovens titulares e os respectivos suplentes.

A posse dos vereadores jovens eleitos está prevista para o dia 10 de março em sessão solene do Parlamento Jovem. Após a posse, no dia 17, os vereadores jovens participam de curso e receberão orientações dos vereadores padrinhos para as atividades legislativas, incluindo auxílio na elaborarão de proposições. Eles também farão as análises das propostas apresentadas em reuniões de comissões permanentes do programa, quando emitirão pareceres favoráveis ou contrários à aprovação das mesmas pelo plenário.

As proposições apresentadas pelos parlamentares jovens serão votadas nas sessões ordinárias, sendo que a primeira delas está programada para acontecer no dia 26 de março, às 14 horas. As demais sessões serão realizadas sempre na última quinta-feira de cada mês, também a partir das 14 horas.

Segundo o regimento interno do Programa Parlamento Jovem de Palmeira, o calendário de atividades do programa ficará suspenso nos meses de agosto e setembro, período de campanha eleitoral municipal para as eleições de prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página