Foto: Reprodução / Imagem ilustrativa
Foto: Reprodução / Imagem ilustrativa

Cultura do lúpulo é tema de palestra no próximo dia 23 no Viveiro Porto Amazonas

 

colegio-realeza-banner

 

No próximo dia 23 de março, entre as 9 e as 12 horas, dentro da programação da 6ª Feira de Plantas (Feplan), promovida pelo Viveiro Porto Amazonas, palestra sobre a cultura do lúpulo será proferida pelo biólogo e agricultor Leonel Anderman. Como praticamente todo o lúpulo utilizado no país atualmente é importado, produtores rurais têm uma boa oportunidade de entrar nesse mercado.

O mercado da cerveja no Brasil sempre esteve em alta. Com o aumento recente das opções artesanais, muita gente começou a se interessar não só pelo que bebe, mas também em aprender a fazer a própria cerveja. Com isso, surgiram várias micro cervejarias e “paneleiros”, o que resultou no aumento também do consumo de insumos básicos para a produção da cerveja, como o malte e o lúpulo.

Hoje o Brasil importa US$ 100 milhões em lúpulo, sendo 50% para produção de cerveja e 50% para o mercado farmacêutico. Acredito que podemos participar desse mercado produzindo lúpulo dentro do país”, disse o biólogo Leonel Anderman, proprietário do Viveiro Porto Amazonas, único detentor de variedades de lúpulos no Registro Nacional do Ministério da Agricultura.

O Brasil e o quinto maior consumidor mundial de lúpulo e importa 99,9% do volume utilizado. Anderman vai apresentar o produto como uma nova opção econômica, tanto na sua produção como comercialização, seja para a agricultura familiar ou para o mercado cervejeiro ou farmacológico.

6ª Feplan

No ano em que completa 50 anos, o Viveiro Porto Amazonas realiza a 6ª Feplan entre os dias 20 e 23 de março. Além do mercado do lúpulo, acontecerá um ciclo de debates com temas variados, como abelhas, árvores frutíferas, violência contra animais, bonsai, cores do outono, entre outros. Os participantes recebem certificados que são válidos para a grade curricular de universitários.

Informações sobre a 6ª Feplan podem ser obtidas no site www.viveiroportoamazonas.com.br ou pelos telefones (42) 3256-1594 e (42) 99122-1661.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página