Foto: Reprodução / Imagem ilustrativa

Credencial para estacionar em vagas especiais é obtida no Detran e pela internet

 

colegio-realeza-banner

 

Os moradores de Palmeira interessados em obter credenciais de estacionamentos para vagas especiais – para idosos e pessoas com deficiência – podem consegui-las, de forma gratuita, no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) ou pela internet. O cadastramento pode ser feito na Ciretran de Ponta Grossa ou no site Governo Digital, do governo do Estado do Paraná.

No Ciretran a solicitação deve ser feita pessoalmente. Em Ponta Grossa, a unidade de trânsito está localizada na rua Marquês do Paraná, no bairro da Ronda. Pela internet, somente as pessoas cadastradas no Governo Digital podem emitir o documento.

Os cadastrados no Governo Digital devem ter em mãos seu RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida no Paraná para preencher os dados. Será possível solicitar até duas credenciais. A partir da terceira será obrigatório solicitar o documento pessoalmente no órgão de trânsito. Ao solicitar o documento pessoalmente, leve documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência.

Via internet a emissão da credencial é imediata, enquanto pessoalmente, na Ciretran, varia de acordo com a demanda do órgão de trânsito.

No caso de idosos, é necessário ter 60 anos completos para solicitar o serviço. Já para os portadores de deficiência física, que possuem dificuldade de locomoção, será necessário apresentar laudo médico atualizado, constando a deficiência ou dificuldade de locomoção, se o usuário não for condutor. Não é necessário ser condutor e ter CNH para solicitar a credencial. A pessoa idosa pode usar a vaga, mesmo não conduzindo o veículo.

A credencial é uma autorização para estacionar veículos em vagas especiais devidamente sinalizadas, para condutores idosos e para pessoas com deficiência e com dificuldades de locomoção, ou que os transportem. Essas vagas são indicadas, por pintura no chão ou placas, tanto nas ruas e locais públicos quanto em estabelecimentos comerciais, shoppings, hospitais e outros estabelecimentos.

A autorização poderá ser suspensa ou cassada se for constatado que exista uma cópia da mesma sendo utilizada, no caso de rasura ou falsificação ou que a vaga especial não foi utilizada pelo beneficiário.

Legislação

Vagas exclusivas estão previstas na legislação brasileira. Para pessoas idosas no Estatuto do Idoso e a fiscalização do uso desses espaços pelo Código de Trânsito Brasileiro. A obrigatoriedade da credencial é estipulada pelo Conselho Nacional de Trânsito. Para ter validade, a credencial deve ser colocada sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima.

Mais informações e retirada de dúvidas podem ser obtidas com a Ciretran de Ponta Grossa, através do telefone (42) 3219-2650.

 

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página