Foto: Divulgação / AS-PTA
Foto: Divulgação / AS-PTA

Cooperativa da Agricultura Familiar faz reunião de avaliação de 2017

 

Reunião que aconteceu nas dependências da Secretaria de Agricultura, promovida pela Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira (Cafpal), contou com a participação de associados e da diretoria, empossada em maio deste ano. A reunião teve vários pontos discutidos com seus cooperados, incluindo uma análise do ano de 2017, com as dificuldades enfrentadas, mas também com as perspectivas para 2018.

Para o ano que vem, a expectativa da Cafpal é pelo incremento dos programas locais de aquisição de alimentos para a merenda escolar, com as chamadas públicas municipal e estadual através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Isto porque tem aumentado a procura e a demanda, em Palmeira e outros municípios da região, pela aquisição de alimentos saudáveis, direto de agricultores familiares, para a alimentação de estudantes das redes de ensino municipal e estadual.

A entidade tem na presidência o agricultor familiar Ismael Lourenço Albino. Também integram a direção Alcione Barchaki Hoinatski, vice-presidente; Nilton Wendler, tesoureiro, Dircélia Signori, segunda-tesoureira; Maria Regina Gavlak, secretária; Eliane Mendes, segunda-secretária. O conselho fiscal é composto por Roberto Gurski, Israel Lourenço Albino e Fernando Rodrigues Lourenço.

Proposta

A reunião também teve a participação da AS-PTA, que apresentou proposta de assessoria à cooperativa em práticas agroecológicas diretamente nas propriedades. A proposta contempla a organização e realização de atividades em sistemas de produção agroecológicos, manejo de solos e visitas de intercâmbios para troca de conhecimento entre cooperados e outras famílias que praticam a agroecologia e que também fazem parte da entrega de alimentos para merenda escolar em municípios vizinhos.

Ainda, foi proposta a realização de um seminário de debates entre as cooperativas de Palmeira, São João do Triunfo, São Mateus do Sul e Teixeira Soares para o ano que vem. Segundo André Emílio Jantara, assessor técnico da AS-PTA.o objetivo é aproximar as cooperativas e discutir as dificuldades e conquistas realizadas, buscando alternativas de renda familiar e diversificação de suas propriedades em produzir alimentos de qualidade para que cheguem na mesa de alimentação dos estudantes”.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página