Foto: reprodução / Imagem ilustrativa
Foto: reprodução / Imagem ilustrativa

Consumir alimentos ricos em vitamina C ajuda a fortalecer imunidade

 

Radioagência Brasil de Fato

Com a chegada do inverno, a estação mais seca e fria do ano, é preciso preparar o nosso corpo para evitar doenças características desse período, como o resfriado. A vitamina C pode ser uma aliada no fortalecimento das defesas do nosso organismo.

Fundamental para a saúde humana, ela participa do processo de formação do colágeno que compõe tecidos, cartilagens e ossos do nosso corpo.

Patrícia Jaime, professora de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), conta que por ter uma função antioxidante, a vitamina C ajuda na elevação dos radicais-livres, contribuindo para o sistema imunológico. “Ela também atua na formação dos glóbulos brancos, por isso é conhecida como sendo a vitamina que fortalece a defesa do corpo”.

O consumo da vitamina C é normalmente associado ao tratamento da gripe. Mas a nutricionista alerta que a eficácia ocorre mesmo na prevenção. Patrícia aponta que não há comprovação científica de que ela ajuda quando a pessoa já está doente. “A vitamina tem papel na prevenção de doenças e como tal deve fazer parte da dieta habitual das pessoas compondo uma alimentação saudável e variada”, explica a especialista.

Não há contradição com relação à quantidade de consumo. Isso porque todo o excesso da vitamina é eliminado sem danos pela urina. Patrícia destaca as principais fontes de vitamina C na alimentação. “Caju, goiaba, laranja, kiwi, manga, mamão e morango, quando consumidos em porções habituais já nos garante a quantidade de vitamina C por dia, que varia entre 75 a 90 miligramas”, explica ela.

Outro papel importante dessa vitamina é o fato de ela melhorar a absorção do ferro no corpo humano. “Uma boa dica é combinar alimentos fontes de vitamina C e outros ricos em ferro nas refeições como almoço e jantar. O ferro é abundante em comidas como feijão, lentilha, ervilha e legumes”, completa Patrícia.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página