Foto: Divulgação / Prefeitura de Palmeira
Foto: Divulgação / Prefeitura de Palmeira

Conselho de Políticas sobre Drogas apresenta relatório anual de atividades

 

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comud) realizou sua última reunião ordinária do ano na segunda-feira (27), na Secretaria de Assistência Social. Este foi o sétimo encontro de 2017 e contou com a presença de 12 conselheiros, que discutiram a pauta do mês de novembro. O destaque entre os assuntos em pauta foi a apresentação do relatório com as principais atividades realizadas pelo Comud em 2017.

No relatório, registram-se a microassembleia que elegeu representantes da sociedade civil, a eleição para presidente e vice-presidente, encaminhamento de ofício para escolas divulgando sobre o Cmud, curso de formação sobre drogas com os “Irmãos Venâncio” e articulação para discussão das atividades dos Alcoólicos Anônimos, Amor Exigente, Sociedade de Promoção de Vidas (Soprovi) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

A presidente do Comud, Ione Maria Viatroski, destacou que o Conselho está no caminho correto, buscando atividades em rede com outros órgãos e secretarias. “É muito importante a realização de ações em parceria para obter resultados positivos. Trabalhamos em conjunto para prevenir o consumo de drogas, que é nosso foco principal”, relatou ela.

Comud

O Comud foi criado em Palmeira pela Lei n.º 3854, de 24 de fevereiro de 2015, através de um movimento de representantes da sociedade civil, Judiciário e Executivo, que viram da necessidade de um órgão que possa fortalecer as ações voltadas a prevenção de drogas e dependência química no município.

O Comud é um órgão colegiado, de caráter permanente e deliberativo e que tem como atribuição acompanhar, propor, controlar e fiscalizar as ações e o funcionamento das Políticas sobre Drogas no Município de Palmeira.

O Conselho possui 15 conselheiros titulares e 15 suplentes, sendo cinco do poder público e 10 da sociedade civil. Os conselheiros representam políticas públicas que afetam a questão das drogas e também grupos de mutua ajuda como o Alcoólicos Anônimos, Amor Exigente, Soprovi e CAPS. As reuniões acontecem uma vez por mês, nas quartas segundas-feiras, às 15h30, na Secretaria de Assistência Social.

De acordo com a assistente social Gracieli Aparecida Riffert, “é de fundamental importância a sociedade como um todo, escolas, entre outros setores, participarem e conhecerem o trabalho do Conselho, para que juntos possam desenvolver um trabalho fortalecido frente a Política sobre Drogas no município”.

Mais informações sobre o Comud podem ser obtidas na Secretaria de Assistência Social, localizada na rua 15 de Novembro, 425, ou pelo telefone 3909-5043, com Gracieli.

Calendário

A primeira reunião do Comud no próximo ano acontecerá no dia 26 de fevereiro. As demais reuniões acontecem em 26 de março, 23 de abril, 28 de maio, 25 de junho, 23 de julho, 27 de agosto, 24 de setembro, 22 de outubro, 26 de novembro e 17 de dezembro.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página