Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Conselheiros de Saúde de Palmeira participam de capacitação em Curitiba

 

A Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal de Contas do Estado (TCE) está promovendo nesta terça (12) e na quarta-feira (13) o Curso de Formação para Conselheiros Municipais. Representando Palmeira estão os membros do Conselho Municipal de Saúde, Márcia Regina Wansovicz, Antonina Teixeira Hrycay e Jair Agottani Stadler. O encontro acontece no auditório do TCE, no Centro Cívico, em Curitiba.

A capacitação terá ênfase na administração pública, uma vez que os conselhos de direito são organismos autônomos de fiscalização sobre os repasses, gastos e definição de diretrizes em áreas fundamentais como educação, saúde, segurança, assistência social, entre outras. Cabe aos conselhos, também, a análise dos relatórios de gestão apresentado pelos administradores municipais.

De acordo com a secretária de Saúde de Palmeira, Fabiani Bach, o trabalho dos conselhos é essencial para o município. “É muito bom ver o Conselho de Saúde participando desta capacitação, com isso teremos um trabalho ainda mais eficaz por parte do órgão”, comentou a secretária.

A participação popular nos conselhos contribui para o efetivo controle social do gasto público pelo cidadão. Seus pareceres são vitais para a análise da gestão pelo Tribunal de Contas, podendo, inclusive, levar à desaprovação das contas anuais dos gestores municipais.

O curso é direcionado a membros dos conselhos municipais e dos observatórios sociais, estudantes e outros cidadãos interessados do tema. Nos dois dias de realização, as atividades do encontro acontecem das 9 às 17 horas.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página