Foto: Divulgação / Colégio Realeza
Foto: Divulgação / Colégio Realeza

Colégio de Palmeira oferece aulas de robótica e psicomotricidade

 

Revista Geraes

Mais uma vez inovando, o Colégio Realeza, dentro da perspectiva humanista que adota, sai na frente como a primeira escola do município de Palmeira a implantar no ano letivo de 2018 a sala de Psicomotricidade para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Da mesma forma, as aulas de Robótica para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio integram as inovações promovidos pelo Realeza, que inova há 26 anos, desde a sua fundação.

Com aulas ministradas por professores especialistas em Psicomotricidade, atividades no dia a dia das crianças ajudarão em seu desenvolvimento, destacando os quatro pontos principais: o esquema corporal, lateralidade, estrutura espacial e orientação temporal com diferentes métodos ou maneiras de interagir com os colegas e professores. Nas sextas-feiras, um circuito com vários obstáculos, instalado no pátio externo do Colégio, permitirá atividades práticas voltadas ao desenvolvimento destes pontos.

Já as aulas de Robótica são estímulos para o aluno aprender a encontrar soluções para os problemas. Com peças de kits adequadas para cada faixa etária, os alunos constroem de mecanismos simples, nos níveis iniciais, até equipamentos motorizados e com programação, nos níveis mais avançados. Nas aulas de Robótica, o professor não dá respostas, pois a solução tem que vir do próprio aluno, em um desafio que precisa ser vencido no tempo de duração de uma aula.

O grande momento da educação acontece nas salas de aula, mas para o aluno do Colégio Realeza, entretanto, alguns objetivos estão mais ao alcance se trabalhados fora das quatro paredes. Como melhorar o relacionamento interpessoal é um dos objetivos das séries iniciais do Ensino Fundamental, as aulas de campo, também práticas das séries finais e Ensino Médio, oportunizam aos educandos um tipo novo de relacionamento. Este tipo de atividade é mais uma inovação implantada pelo Colégio. As aulas de campo, um misto de lazer e trabalho, são uma grande oportunidade para se viver na prática aquilo que é apresentado em sala de aula, bem como para o crescimento do pensamento, pois permite conhecer ambientes e situações novos.

Fora das salas de aula, em 2017 os alunos do Colégio Realeza conquistaram excelentes resultados participando de competições esportivas promovidas pela Prefeitura de Palmeira. Conseguiram o primeiro lugar geral nos Jogos Escolares de Palmeira (Jepal) no grupo I – alunos das séries finais do Ensino Fundamental – e também o primeiro lugar no Minibol – para alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental – com a maior pontuação da história de todas as edições do evento já realizadas. Os resultados incentivam a continuidade de oferta em 2018 das práticas já oferecidas, como o Minibol, futsal e treinamentos e as novidades como o mini handebol, jogos de tabuleiro e Minibol para os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. O incentivo à prática esportiva é mais uma ação permanente do Colégio Realeza.

Psicomotricidade

Com ênfase nos alunos da Educação infantil, as aulas de Psicomotricidade são ministradas com 11 objetivos: despertar para o desejo de aprender; contribuir para a socialização; potencializar os aspectos positivos da criança; contribuir para a qualidade de vida emocional, afetiva e social; promover a autonomia da criança; facilitar a aceitação de limites e frustrações; desenvolver aspectos psicomotores; estimular o ajuste positivo da agressividade; estimular a criatividade; propiciar um espaço para o alívio das tensões; e permitir a vivência de valores éticos na convivência em grupo.

Na Educação Infantil a criança expressa através do corpo o seu pensamento, o conhecimento e a razão adquirindo a partir dos seus próprios conceitos básicos transmitir unicamente a relação verbal. Assim, necessitam de uma experiência motriz, uma vivência corporal da relação do mundo com o espaço. Esta experiência se adquire pela manipulação do próprio corpo e dos objetos da realidade do tempo e do espaço. Como a criança descobre o mundo através do corpo, quanto maior a sua vivência corporal, melhor a sua visão de mundo.

Robótica

As aulas de Robótica envolvem e motivam os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio porque permitem aprender conteúdos relacionados às áreas de Ciências e conteúdos tecnológicos. Os estudantes aprendem fazendo perguntas e resolvendo problemas. Eles são instigados a questionar o que sabem e explorar o que ainda não entendem. Por exemplo: em nível mais avançado, a montagem de um robô explorador por meio da utilização de modelos motorizados e de programações simples. Em nível inicial, os alunos trabalham com peças simples, mas que, igualmente, exigem encontrar soluções. Destaque-se que em todos os níveis as atividades são realizadas por grupos de quatro alunos, com funções para cada um: líder, gerente, relator e apresentador, de forma rotativa a cada aula. Isto ajuda, segundo a professora Nadiangela Mayer Debona, a desenvolver o senso crítico, autonomia e responsabilidade.

Nas aulas de Robótica no Colégio Realeza são utilizados kits de peças adequadas para cada faixa etária. Para alunos do 1º e do 2º Anos do Ensino Fundamental são kits sem motores, enquanto para os demais os kits têm motores. A partir do 4º Ano do Ensino Fundamental já são trabalhados projetos com programação, que os alunos desenvolvem em tablets. Nas aulas de Robótica, utilizando métodos científicos, os alunos atuam como cientistas e engenheiros desde pequenos, investigando e entendendo máquinas simples e complexas que estão presentes do cotidiano.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página