Foto: Divulgação / Prefeitura de Palmeira
Foto: Divulgação / Prefeitura de Palmeira

Cerimônia apresenta pratos da Linha Gastronômica – Festival de Inverno

 

Na noite de terça-feira (31), 25 estabelecimentos apresentaram os 27 pratos preparados especialmente para participar da Linha Gastronômica de Palmeira – Festival de Inverno. A cerimônia de lançamento do projeto aconteceu no Solar Jesuíno Marcondes, prédio que abriga o Museu Histórico de Palmeira.

Um a um, os pratos, que agora estão disponíveis aos consumidores nos respectivos estabelecimentos, foram apresentados ao público presente. São 17 participantes da área urbana de Palmeira e oito da Colônia Witmarsum que aceitaram o desafio de desenvolver receitas que apresentassem um dos ingredientes culturalmente valorizados na nossa região: abacate, abóbora, jerivá, limão caipira, mandioca, mexerica e pinhão.

O prefeito Edir Havrechaki foi quem declarou aberto o Festival de Inverno, que acontecerá até o dia 31 de agosto. Durante seu discurso agradeceu e parabenizou os empresários que aceitaram participar do projeto. “Realmente é um desafio para todos. Quando lançamos essa ideia, muitos desacreditam, mas estamos provando que o turismo gastronômico irá dar muito certo em Palmeira. O Festival é um grande estímulo para tirar as pessoas de casa e levar elas para consumir e conhecer os restaurantes e demais estabelecimentos gastronômicos de Palmeira. E temos certeza que também vamos atrair visitantes de outras cidades”, destacou o prefeito.

Havrechaki também enfatizou que um dos objetivos da administração municipal é fomentar o turismo. “Temos um potencial enorme em Palmeira e através de ações como essa iremos ter cada vez mais sucesso, atraindo turistas que trarão dinheiro para o nosso município, faremos circular dinheiro no comércio local e também vamos atrair investimentos. Quando elaboramos a Linha Gastronômica pensamos no progresso do turismo e do comércio, para transformar Palmeira em uma cidade cada vez mais bonita e que as pessoas tenham prazer em visitar”, disse.

O secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Waldir Joanassi Filho, falou sobre a união demonstrada por empresários do setor e poder público para fazer o Festival de Inverno ter sucesso. “O cooperativismo demonstrado pelos estabelecimentos é muito admirável. Eles se uniram para alavancar vendas e fidelizar clientes, sem ter medo de que um vai fazer propaganda para o outro durante o período do projeto”, comentou ele.

Joanassi também disse ter certeza de que os clientes que experimentarem os pratos do Festival de Inverno terão uma grata surpresa. “O público que prestigiar as delícias preparadas pelos nossos estabelecimentos experimentará as melhores sensações de gosto e aroma, elevando seus paladares”, destacou o secretário.

Degustação

Após o Festival de Inverno ser declarado oficialmente aberto, o público presente na cerimônia degustou um arroz com abóbora e amêndoas, acompanhado de estrogonofe de costela com pinhão, receita elaborada pelo prefeito Edir Havrechaki, inspirado pelo o projeto Linha Gastronômica de Palmeira – Festival de Inverno. Também foi possível experimentar a Cabriúva, bebida típica de Piraí do Sul e que é composta de vinho tinto seco aquecido, acrescido de gemada. Na sequência o público realizou uma pequena degustação dos pratos que serão servidos durante o Festival de Inverno.

Mais detalhes, como locais e preços, podem ser vistos no site da Prefeitura de Palmeira, através do link www.palmeira.pr.gov.br/linhagastronomica.

Linha gastronômica evento

Pratos participantes da Linha Gastronômica de Palmeira – Festival de Inverno

Bolinho Cangaceiro (mandioca) – Restaurante Alecrim

Cheescake de Mimosa – J&V Bistrô

Maionese de Abóbora – Coração de Mãe

Croquete de Mandioca com Costela – Dito e Feito

Sorvete de Jerivá com calda de Mexerica ou Butiá – Sorvete e Cia

Sorvete de Limão Caipira com chocolate branco – Império do Chocolate

Waffer de Abóbora com Calda de Mexerica – Império do Chocolate

Sushi com Abacate e Yakissoba com Teppanyaki – Restaurante Bambu

Creme de Mandioca com Costela – Lanchonete Dhaal

Docinhos de Mexerica – Lanchonete Dhaal

Cheesecake com calda de Mexerica – Restaurante Girassol

Pumpkin Spice Latte – Maranello Café

Coxinha de Mandioca com costela – Maranello Café

Purê de Mandioca com Ragú de Carne e Pinhão – Restaurante Requinte

Pizza de Posta de Angus ao creme de Mandioca – Pizzaria Don Giovanni

Ceviche de tilápia com abacate acompanhado de chips de Mandioca – Farelinhos Conveniência

Bolinho Gemischt (pinhão, abóbora, mandioca, lombo suíno e alcatra) – Choperia Kasdorf’s

Mell Burger com Molho Especial de Abóbora – Mell Burger

Burger Tex Mex com maionese de Abacate – Duda Burger

Pastel de Abóbora Doce ou Salgado – Tatata Pastéis

Risoto de Joelho de Porco defumado com Pinhão – Bierwit Restaurante e Choperia

Joelho de Porco ao Molho de Mexerica – Frutilhas Lowen

Creme de Mandioca com Lombo – Edit’s Kaffee Hof

Pão de Mandioca recheado com linguiça Blumenau – Delícias da Sogra

Sanduíche de Pão de Fermentação Natural de Mandioca recheado com Queijo Brie e blueberry – Lecker | Padaria Sauerteig

Cerveja estilo Witbier com Mexerica – Kunst Cervejaria

Lasanha de Champignon com Pinhão ao Molho Branco – Chácara Beija Flor

Croquete de Mandioca com Carne Seca e gorgonzola – Restaurante Franco Grill

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página