Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Palmeira
Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Palmeira

Câmara aprova projeto do SAMU Campos Gerais em sessões extraordinárias

 

Para a discussão e votação do projeto de lei que ratifica o protocolo de intenções celebrado com municípios da região dos Campos Gerais e autoriza o ingresso do município de Palmeira no Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais – CimSAMU, sessões extraordinárias da Câmara Municipal foram convocadas. A primeira aconteceu na terça-feira (27) e a segunda acontece na quarta-feira (28). Em síntese, a aprovação do projeto deve resultar na participação de Palmeira no Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência da região dos Campos Gerais, o SAMU Regional.

O serviço médico de abrangência regional foi elaborado para contar com 28 municípios das 3ª, 4ª e 21ª Regional de Saúde do Estado. Nem todos aderiram ao SAMU Regional. A criação do consórcio que irá gerir o serviço aconteceu no início do mês de fevereiro e o projeto seguiu para pedido de credenciamento junto ao Ministério da Saúde. Com isso, os valores de rateio entre as Prefeituras tende a cair, já que o Ministério deve repassar recursos para custeio aos Consórcios já credenciados

Já aconteceu a aprovação do estatuto e a composição da comissão provisória, enquanto outras fases estão em processo de finalização para que o SAMU Regional inicie efetivamente o seu funcionamento nos Campos Gerais. A estruturação das bases para o serviço está sendo definida, e a localização das Unidades de Saúde Básica (USBs) e as Unidades de Saúde Avançadas (USA) já foi apresentado aos gestores da região, mas ele ainda pode sofrer adequações, conforme a necessidade.

Outros processos, como as operações aeromédicas e também a elaboração de um concurso público para a contratação de cerca de 420 profissionais para o SAMU Regional devem ocorrer nos próximos meses. Após todas essas fases é que se dará a operacionalização do Serviço.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página