Imagem ilustrativa do projeto de revitalização do calçadão da rua Conceição (Fonte: Prefeitura de Palmeira).
Imagem ilustrativa do projeto de revitalização do calçadão da rua Conceição (Fonte: Prefeitura de Palmeira).

Calçadão da rua Conceição será revitalizado para melhorar as condições de uso

 

propaganda-superior-site-super-otica

 

Há 34 anos, uma polêmica tomou conta da cidade de Palmeira quando as obras de construção do calçadão da rua Conceição foram iniciadas. Com a população dividida entre deixar tudo com estava – rua larga, com estacionamento para veículos nos dois lados e calçadas para pedestres com 2 metros de largura em ambos os lados também – ou implantar um calçadão que privilegiasse os pedestres, reduzindo a largura da rua para tráfego de veículos, e, consequentemente, o número de vagas para estacionamento de veículos. O então prefeito Mussoline Mansani enfrentou as críticas e resolveu executar as obras, custeadas com recursos de um programa de urbanização financiado pelo Banco Mundial, por intermédio do governo do Paraná. Passados todos estes anos, o trecho do calçadão ganhou a aprovação da população, mas mostra-se já defasado e necessitando de diversas melhorias. Assim, a Prefeitura de Palmeira acena que elas estão vindo, com objetivo de melhorar as condições de uso, especialmente para os pedestres, e também modernizar o espaço. E as pretensões da administração municipal também trazem questões polêmicas.

O projeto já está pronto e na próxima semana, na quarta-feira (4), será realizada a licitação que objetiva a contratação de empresa especializada para executar o projeto de revitalização de um dos principais espaços públicos da cidade, que serve a boa parte do comércio local e à maior parte dos serviços bancários. O trecho do calçadão da rua Conceição está compreendido entre as ruas Coronel Pedro Ferreira, nos fundos da Igreja Matriz, e Coronel Pedro Scherer que passa ao lado do Cemitério Municipal. As intervenções a serem feitas têm por objetivo oferecer melhores condições de trafegabilidade, de segurança e de conforto a todos os pedestres e motoristas que utilizam a via, segundo consta do projeto.

Rua Conceição Revitalizada Aérea

Devido à presença de muitos estabelecimentos comerciais e de cinco das sete agências bancárias da cidade, o prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki, destaca que o calçadão da rua Conceição é frequentado diariamente por milhares de pessoas, justificando sua revitalização. “Historicamente é um local de encontro do povo palmeirense, principalmente devido à grande concentração de serviços ali prestados. Com a revitalização pretendemos manter viva as condições de desenvolvimento deste importante local de nosso município, além de melhorar as condições de circulação e segurança de quem por ali transita”, ressalta o prefeito, sem esconder o entusiasmo pela possibilidade de protagonizar um momento que deve ser marcante, assim que a revitalização seja entregue ao uso da população.

De acordo com informações da Prefeitura de Palmeira, as maiores mudanças serão visíveis na pavimentação, no paisagismo e na iluminação. Há poucos dias, por sinal, foram instaladas luminárias com lâmpadas de LED em todo o trecho da rua Conceição e o resultado foi positivo, melhorando, e muito a iluminação da principal via pública da cidade. Com relação às obras, ainda, parte do passeio existente será mantido com as características atuais – estilo petit-pave, porém outra parte será substituída por blocos de concreto intertravados, conhecidos como pavers. Em toda a extensão a ser revitalizada será instalado piso tátil – para orientação de pessoas com deficiência visual – e rampas para facilitar o acesso de cadeirantes.

Rua Conceição Revitalizada Diurno 2

A faixa destinada ao fluxo de veículos será reduzida, visando propiciar um maior espaço para os pedestres, além de reduzir a velocidade dos veículos que circulam, melhorando a segurança. Áreas para estacionamento, por sinal, devem ser regulamentadas, com a adoção de estacionamento pago. O projeto também propõe a instalação de faixas de pedestres elevadas em vários locais. Já a iluminação receberá postes com refletor de topo bidirecional de LED, proporcionando melhor distribuição da iluminação. As fiações das instalações elétricas de alimentação das luminárias serão enterradas e embutidas nos postes e tubos da iluminação. Assim, o visual só espaço aéreo do calçadão deve ficar mais limpo, livre da fiação elétrica.

O projeto também apresenta a implantação de canteiros com flores e folhagens e novos bancos. As espécies arbóreas existentes, as palmeiras, salvo aquelas que estiverem apresentando risco à população ou comprometendo a execução da nova proposta, serão mantidas com a revitalização, permanecendo como uma espécie de marca registrada do trecho do calçadão.

Licitação

A licitação para contratação de empresa especializada para execução de obras e serviços visando a revitalização da rua Conceição, através da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, será na modalidade de tomada de preço, com valor máximo de R$ 692.007,00. A abertura das propostas apresentadas pelas empresas participantes acontecerá na sede da Prefeitura de Palmeira, o Palácio da Viscondessa Querubina Rosa Marcondes de Sá, sede do Prefeitura de Palmeira, na próxima quarta-feira (4), com início às 9h15.

Rua Conceição Revitalizada Noturno

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página