Foto: reprodução / Imagem ilustrativa
Foto: reprodução / Imagem ilustrativa

Aumenta número de larvas de Aedes aegypti após Finados

 

O Dia de Finados é um momento em que muitas pessoas prestam homenagem aos familiares e amigos já falecidos. Um ato bastante recorrente entre toda sociedade é a homenagem por meio de flores colocados em recipientes sobre túmulos. Porém, esta atitude reforça e alerta ainda mais a equipe de epidemiologia do município. Este ano não foi diferente, após o feriado de Finados, os agentes da Vigilância Sanitária realizaram a visita regular aos cemitérios de Palmeira, o que acontece quinzenalmente, quando foi constatado e o alto índice de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A coordenadora da Vigilância Sanitária em Palmeira, Simone Chaves, explica que foram registradas reclamações da população sobre a visita dos agentes, acusando os mesmos por supostos estragos. “Os agentes estavam seguindo o cronograma de fiscalização. Nos cemitérios, quinzenalmente são realizadas essas visitas e posteriormente ao feriado de Finados a fiscalização é aumentada por conta dos recipientes que acumulam ainda mais água”, explica ela.

Foram encontradas inúmeras larvas em vasos e recipientes deixados por familiares para homenagear os parentes. Assim, os agentes da Vigilância Sanitária realizaram processo de coleta e encaminhamento para laboratório, obtendo laudo positivo para o Aedes aegypti. A intervenção realizada nestes casos é o descarte da água e, em alguns casos, a colocação de areia nos vasos fixos para evitar a acumulação de água da chuva. Os recipientes removíveis são colocados em posição que evite novo acúmulo de água.

A Vigilância Sanitária alerta ainda para a fiscalização individual e cuidado redobrado nesse período quente e chuvoso do ano, propício para a proliferação de larvas. Qualquer dúvida pode ser consultada diretamente pelo fone 3909-5096.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página