partidos-politicos

Aumenta número de eleitores filiados a partidos políticos em Palmeira

 

O número de eleitores do município de Palmeira filiados a algum partido político aumentou, segundo mostram dados estatísticos oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se em abril de 2016, ano em que foi realizada a última eleição, os filiados a partidos eram 2.697, agora, em abril deste ano o número avançou para 2.763. São 66 eleitores filiados a mais do que os registrados há dois anos, o que, de certa forma, contraria a afirmação popular corrente de que as pessoas estariam com aversão à política e aos políticos.

Se nos últimos dois anos os partidos políticos registraram 66 novos filiados, nos últimos quatro anos, comparando os números de 2014 com os de 2018, foram efetivadas 158 filiações. Em 2014, ano em que aconteceu a última eleição geral no país, eram 2.605 eleitores filiados a partidos políticos em Palmeira.

Em um recorte de tempo dos últimos dez anos, verifica-se que em 2008, ano em que aconteceu eleição municipal, eram 2.302 os filiados m partidos políticos em Palmeira. Então, neste período, foram acrescidas 461 filiações partidárias, ou seja, uma média de quase 50 eleitores filiando-se a partidos por ano.

Em termos gerais, em níveis nacional e estadual, a movimentação em torno de desfiliações e filiações partidárias foi intensa nos três primeiros meses deste ano, especialmente em março. É que venceu na ocasião o prazo para filiação ou troca de partido daqueles que pretendem ser candidatos na eleição de 7 de outubro.

Filiados

Em termos de número de filiados, o partido que detém o maior contingente no município continua sendo o PT, com 324 filiações registradas pelo TSE. Isto representa 11,7% do total dos eleitores filiados a partidos em Palmeira.

Depois do PT, na segunda posição em quantidade de filiações aparecem empatados PP e MDB, ambos com 240 filiados, ou seja, 8,7% do total dos filiados. Na sequência aparece o PR, com 228 filiações, ou seja 8,2% do contingente de eleitores filiados. O PDT vem lgo em seguida, com seus 218 filiados, que representam 7,9% do total das filiações partidárias no município. Também com mais de duas centenas de filiados está o PSDB, que tem 204 registros de filiações, ou 7,4% do total.

Acima de 100 filiados, a relação do TSE apresenta o DEM, com 184 filiações, o PSC, com 182, o PTC, com 167, o Solidariedade, com 143 filiados, o PTB, com 119, e o PPS, com 112 filiações.

Já os partidos políticos com os menores números de eleitores filiados são o PROS, com seis, o PMB, com cinco, o PCdoB, com dois, e o Novo, com apenas um filiado em Palmeira.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página