Fotos: Arquivo pessoal / Arte Folha
Fotos: Arquivo pessoal / Arte Folha

Artista palmeirense tem obra selecionada para exposição em São Paulo

 

O palmeirense João Paulo Leão Santos, que, entre outros talentos, é artista plástico, teve um trabalho seu selecionado para exposição na mostra ‘Releituras’, da Incubadora de Artistas, de Atibaia (SP). A obra escolhida na seleção foi ‘Rapaz sem brinco de pérola’, uma releitura de ‘Moça com brinco de pérola’, de J. Vermeer, artista holandês do século 15. A exposição será aberta ao público no próximo dia 12 e permanece aberta por quatro meses.

O trabalho do palmeirense foi um dos 52 selecionados entre as mais de 300 obras de releituras inscritas e avaliadas pela comissão julgadora. João Paulo, hoje residindo em Curitiba, é o único artista paranaense entre os que terão trabalhos expostos na mostra em Atibaia O evento oferecerá três prêmios de R$ 1 mil aos artistas que mais se destacarem na opinião do júri.

Segundo João Paulo, ter confirmada a seleção de uma obra sua para exposição no evento foi de satisfação e de que sua dedicação à arte de criar e pintar sensibiliza as pessoas, e que “acima de tudo vale a pena trabalhar, a vida passa a ter mais sentido”, completou o artista plástico.

A mostra ‘Releituras’ tem como objetivo avaliar, selecionar, exibir, documentar e divulgar os trabalhos de artistas que buscam um lugar para expor. A galeria ficará aberta de quarta-feira a domingo e é equipada com iluminação específica para obras de arte e monitoria. A Incubadora de Artistas tem chancela da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Releitura

A releitura não é, ao contrário do que se possa imaginar, a cópia de uma obra, mas sim uma nova interpretação desse trabalho, levando-se em consideração a vivência do artista com o contexto social, político, econômico e filosófico no qual está inserido. Ela é a criação de uma obra nova, usando como ponto de referência outra já existente, e dando para esse trabalho um sentido distinto, acrescentando o toque pessoal do artista, de acordo com suas experiências. Assim como uma obra de arte pode levar a várias interpretações, ela também pode inspirar diversas releituras.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página