Foto: Divulgação / Prefeitura de Palmeira
Foto: Divulgação / Prefeitura de Palmeira

Alunos da rede municipal trabalham a cultura brasileira na Semana do Folclore

 

Instituído em 1965, o Dia Nacional do Folclore é comemorado em 22 de agosto, como meio de valorização, resgate e manutenção da cultura do povo brasileiro. Desde então a data é trabalhada e reforçada principalmente no ambiente escolar. E foi o que aconteceu em Palmeira, onde as escolas da rede municipal de educação realizaram atividades abordando o tema.

Buscando trabalhar a múltipla e rica cultura brasileira, a educadora Elaine Andrade, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vereador Sebastião Sanson, desenvolveu com seus alunos da faixa etária de 5 anos o projeto de valorização do folclore nacional. “A cultura do povo brasileiro é tão rica, e as pessoas esquecem ou deixam passar despercebidos os detalhes. Nosso folclore é bem mais que as lendas conhecidas, pois temos as comidas típicas, as danças, as vestimentas, tudo isso faz parte do folclore de cada região”, explicou Elaine.

Durante toda a semana, os alunos conheceram e estudaram a cultura do folclore brasileiro. “Busquei trabalhar com eles todas as regiões, mostrando a diversidade e riqueza”, conta a educadora. O estudo resultou em uma apresentação para todos demais alunos da escola. Terminando em uma grande homenagem à Festa do Boi Bumbá, origem dos índios que marcam a brasilidade.

Nas escolas do campo também foram desenvolvidas atividades relacionadas ao Folclore. Como foi o caso da Escola Municipal do Campo de Santa Bárbara de Cima, na qual os alunos do Pré 1 ao 5º ano descobriram as lendas famosas do folclore brasileiro, como Saci Pererê, Mula Sem Cabeça e Boto Cor de Rosa, em atividades com leitura, pintura e dobradura de papel.

Também foram destacadas as brincadeiras de roda, que são outro componente do folclore. E, mais importante ainda, foi o resgate que fizeram com contos da região. “O folclore, por si só, é muito rico, e mais ainda para nossas crianças, que por serem do interior também sempre têm um causo pra contar”, ressaltou a educadora que realizou trabalhos com seus alunos, Thaís Meneguel.

A secretária de Educação da Prefeitura de Palmeira, Carla Marcondes de Albuquerque, manifestou sua alegria em prestigiar trabalhos tão bem elaborados e a riqueza de detalhes desenvolvidos pelas profissionais que fazem parte da equipe da Secretaria. “Fico encantada ao ver o resultado do trabalho dos professores e alunos sobre o folclore. Além do conhecimento, traz aos alunos a possibilidade de criar e desenvolver a criatividade diante a cultura popular brasileira, sem deixar de lado a importância que se tem em valorizar a cultura do nosso país”, afirmou a secretária.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página