Foto: Divulgação / AS-PTA
Foto: Divulgação / AS-PTA

Agricultores de Palmeira participam de festa de sementes em Pinhais

 

No município de Pinhais, no domingo (26), foi realizada a Festa Regional das Sementes Crioulas, nas dependências do Colégio Agrícola Newton Freire Maia, ao lado do Centro Paranaense de Referência a Agroecologia. Uma caravana de agricultores familiares de Palmeira participou do evento, que, entre diversas atividades, contou com oficinas temáticas ligadas à agroecologia, apresentações culturais e artísticas.

Mais de 60 expositores da região apresentaram alimentos, artesanato e sementes crioulas, que, além das trocas, puderam também comercializá-las. O público que circulou no dia todo passou de 1.500 pessoas e foram servidas mais de 1.300 refeições aos participantes, uma comida agroecológica e com muita diversidade, assim como a sobremesa: sorvete de batata-doce.

O grupo de Palmeira teve agricultores da localidade de Paiol do Fundo, integrantes da Associação de Produtores Ecológicos de Palmeira (APEP) e Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira (Cafpal), junto com membros do Grupo Coletivo Triunfo de Fernandes Pinheiro e São João do Triunfo assessorados diretamente pela AS-PTA- Agricultura Familiar e Agroecologia.

O evento teve um grande empenho na organização por entidades ligadas à Rede Sementes da Agroecologia (ReSA ).

Para a AS-PTA, a participação de novas famílias fortalece o trabalho que vem sendo realizado em parceria com a Cafpal na Campanha Plante Sementes Crioulas, incentivando as famílias a resgatarem sementes crioulas em feiras e multiplicarem em suas propriedades, para que tenham autonomia para manter a biodiversidade, já que, para se fazer agroecologia, depende-se de sementes puras e de qualidade.

Feira Regional

Este ano tem sido marcado pela realização de feiras e festas, e nos dias 31 de agosto e 1º de setembro acontece a 16ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade, em São João do Triunfo. O evento será realizado no Parque Municipal de Exposições e já estão confirmadas 35 caravanas de todo o Brasil e 110 expositores, segundo a AS-PTA, o que ajuda a fortalecer a biodiversidade e a agricultura familiar que produz alimentos saudáveis para colocar em nossas mesas no dia a dia.

Comentários

comentários

Publicidade

Curta nossa Página